• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1253
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Biotecnologia Ambiental

Código: LBBA1253    Sigla: BTAM
Área Científica: Tecnologia de Proteção do Ambiente

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 16 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_2

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Miguel Durão Macário - ESA   2,00
Sonia Isabel Dorado Pinto - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências que permitam ao estudante identificar as medidas de controlo da poluição ambiental, nomeadamente:1- Identificar os principais parâmetros de monitorização de águas e águas residuais; 2- executar técnicas analíticas (biológicas, físicas e químicas) para deteção e controle de contaminantes ambientais; 3- Descrever as principais tecnologias de tratamento.

Conteúdos programáticos

1-Contaminantes ambientais. 2-A água. Ciclo biogeoquímico da água. Monitorização de águas residuais. Pré-tratamento e tratamento primário; Métodos biológicos para o tratamento de águas residuais: processos aeróbios e anaeróbios. Processos de afinação: remoção de nutrientes, bioadsorção, desinfecção e tecnologias de membrana. 3- Uso eficiente de recursos e reutilização. 4- Biotecnologia e resíduos sólidos; Recolha e transporte; Gestão de resíduos; Biotratamento de resíduos sólidos: valorização física, orgânica e energética. 5-Contaminação atmosférica: poluentes. Processos de prevenção e monitorização. Biorremoção de contaminantes gasosos. 6- Tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável.
Componente prática: Monitorização de água e águas residuais: determinação de sólidos, carência química de oxigénio, carência bioquímica de oxigénio, azoto Kjeldahl e amoniacal e fósforo total. Ensaios de respirometria (biodegradação aeróbia). Monitorização de processo de compostagem de resíduos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes identificar as medidas de controlo da poluição, bem como os processos biotecnológicos para valorização, bioremediação, tratamento e conversão de resíduos e águas residuais. Será fornecida informação aos estudantes sobre os principais processos de bioremediação, tecnologias de tratamento de águas residuais e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos sólidos. A integração e adequação das melhores técnicas disponíveis baseada nos documentos de referência comunitários Best Available Technologies Reference (BREF), serão igualmente abordados, com vista a uma utilização responsável dos recursos naturais, como forma de minimizar as emissões e assegurar a sustentabilidade ambiental dos processos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas são de carácter teórico onde se procederá à exposição da matéria e de carácter teórico- prático onde se realizarão trabalhos práticos no âmbito da detecção e controle de contaminantes ambientais, bem como avaliação de técnicas biotecnológicas para valorização, remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes.

Regime de Avaliação:
É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação maior ou igual a 8 valores.
-Dispensas parciais:
Componente teórica: 1 teste escrito (TE), com inscrição obrigatória na plataforma LMS,
Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática;
TL=média dos relatórios/fichas maior ou igual a 10.
-Dispensa total:
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,50 TE+0,50 TL maior ou igual a 10.
- Exame final:
1 prova escrita (PE) + e prava laboratorial (PL)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões teorico-práticas pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas, bem como a realização de trabalhos laboratoriais de aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Evans, G. and Furlong, J. (2003). Environmental Biotechnology: Theory and Application, John Wiley & Sons Ltd,England.
Jördening, H.J. and Winter, J. (2005). Environmental Biotechnology: Concepts and Applications, Wiley-VCH Edition, 1st Edition, Germany.
Lima, N. and Mota, M. (2003). Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações, Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal.
Santos Oliveira, J. F.; Mendes, B. e Lapa, N. (2009). Resíduos: Gestão, Tratamento e sua Problemática em Portugal. Lisboa: Lidel
Metcalf and Eddy (2013). Wastewater Engineering, Treatment, Disposal and Reuse, 5th Edition.
Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2018). 23ed Ed. American Public Health Association, American Water Works Association, Water Environment Federation.
Tchobanoglous, G.; Theisin, H. e Vigil, S (1993). Integrated Solid Waste Management: engineering principles and management issues. McGraw-Hill International Editions. Princeton. USA.