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Microbiologia Aplicada

Código: LBBA1255    Sigla: MA
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 16 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Ana Maria Ferreira de Carvalho Pinto - ESA   0,50
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,50
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Ana Maria Ferreira de Carvalho Pinto - ESA   0,83
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,83
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,84

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes desenvolver trabalhos nas temáticas seguintes: origem e fatores que influenciam o comportamento dos microrganismos em diferentes matrizes, com especial relevo para águas e alimentos; perigos microbiológicos e as doenças de origem alimentar; importância dos indicadores microbiológicos; critérios, especificações e valores guia e sua aplicação.

Conteúdos programáticos

ENSINO TEÓRICO 1. Ecologia Microbiana. Origem e ação dos microrganismos em diferentes matrizes, com especial relevância para águas e alimentos. Principais fatores que influenciam a atividade dos microrganismos. 2. Conceito de microrganismos indicadores e sua caracterização: escolha e significado de microrganismos indicadores em diferentes matrizes (ar, água, solo, alimentos). 3. Perigos microbiológicos e o risco de doenças de origem alimentar: microrganismos envolvidos em infeções e intoxicações de origem alimentar. 5. Critérios, especificações e valores guia: significado e sua aplicação em águas e alimentos.
ENSINO PRÁTICO E LABORATORIAL 1. Análise microbiológica de águas e alimentos de origem vegetal e animal. 2. Tratamento e expressão de resultados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. A abordagem à origem e comportamento dos microrganismos nos alimentos efetua-se através do tipo de microbiota em plantas e animais, da contribuição dos fatores extrínsecos e intrínsecos nas alterações benéficas ou prejudiciais das matrizes em análise. Os indicadores microbiológicos são caracterizados e apresentados para diversas matrizes, para sublinhar o seu significado. Os perigos microbiológicos e o risco associado ao desenvolvimento de doenças de origem alimentar, bem como os agentes causadores de infeção e intoxicação alimentar são abordados através de aspetos da etiologia e epidemiologia destas doenças. Os critérios, especificações e valores guia são apresentados para águas e alimentos, refletindo a legislação comunitária e a sua adaptação à legislação portuguesa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino teórico assenta em sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. O ensino prático laboratorial assenta em procedimentos e técnicas para a avaliação da microbiota de águas e alimentos. Na orientação tutorial é complementada a componente de ensino prático laboratorial, com a pesquisa e análise de bibliografia relevante.
Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de: uma prova escrita, com as componentes teórica (PET) e prática (PEP) e dois trabalhos (T), conduzindo à dispensa total de exame final [0,5 (PET+PEP) + 0,5 (média T)], em que nenhum elemento de avaliação tenha classificação < a 8 e médias = ou > a 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como uma perspetiva de integração da ecologia microbiana na avaliação de águas e alimentos. As práticas laboratoriais visam a aplicação prática de procedimentos e técnicas na análise microbiológica de águas e alimentos. Todas as sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados obtidos, com base nos critérios, especificações ou valores guia disponíveis, assim como na pesquisa e análise de bibliografia relevante.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Doyle, M.P., Diez-Gonzalez, F., Hill, C. (Editors) (2019). Food Microbiology, fundamentals and frontiers, 5th edition, ASM Press, Washington, D.C., 1100 pp.
International Commission on Microbiological Specifications for Foods (I.C.M.S.F.) (2005). Microorganisms in Foods 6: Microbial ecology of food commoditie, 2nd edition. New York: Kluwer Academic & Plenum Publishers. Disponível em: http://www.icmsf.org/publications/books.html
Montville, T. J., Karl R. Matthews, K. R. & Kniel, K. E. (2012). Food microbiology: an introduction. (3rd ed.). Washington, D.C.: ASM Press.