• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3162
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: LLCFS3162    Sigla: EST
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 66 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 16 330 400

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 10,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 3 30,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   0,66
Artur Pereira Sayal - ESD   1,65
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
David Alexandre Mestre Brás - ESD   1,65
Isabel dos Santos Vieira   1,32
Joana de Matos Santos Serpa - ESD   1,65
Joana Prior de Freitas - ESD   0,33
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   1,32
Marco António Colaço Branco - ESD   0,66
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   1,32
Marisa Simões do Rosário - ESD   1,65
Nancy Anacleto Brígida - ESD   0,66
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   1,98
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,66
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,00
Roberto Alves Coelho   0,66
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   1,32
Susana Mendes Alves   0,66
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   1,65
Orientação Tutorial Totais 3 3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos gerais: 1-Proporcionar experiência da prática profissional em contexto organizacional; 2-Aplicar os conhecimentos de formação, em situação real de intervenção;3-Desenvolver no estagiário a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico, pedagógico e tecnológico;4-Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade e o desenvolvimento de um projeto de intervenção em contexto real; 5-Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Conteúdos programáticos

Planear, organizar, executar, avaliar e promover ações relativas a cada área de intervenção.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para atingir os objetivos desta UC, o aluno deverá mostrar competências nas seguintes áreas:1. ÁREA EXERCÍCIO - (1) Analisar a entidade acolhedora e elaborar um plano individual de formação (PIF); (2) intervir em aulas de grupo e treino individual em sala de exercício, aplicando os conhecimentos das UCs de Fitness, Pedagogia do Desporto;(3) Avaliar e prescrever exercício de forma individualizada, aplicando os conhecimentos das UC de Avaliação e Prescrição do Exercício (I e II), sendo capaz de selecionar as metodologias e técnicas de intervenção em função das características da população-alvo; (4) ser capaz de articular os diferentes níveis do planeamento adaptando-os à filosofia, funcionamento e finalidades da entidade acolhedora; (5) definir e/ou colaborar no processo de avaliação da condição física sendo capaz de prescrever programas de exercício adequados às necessidades específicas de cada indivíduo ou/e grupos2. ÁREA COMUNIDADE - Colaborar ou organizar ações de promoção da atividade física e da entidade acolhedora, promovendo a adesão ao exercício, a captação de novos praticantes e sua retenção.3. ÁREA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR - participar em seminários e afins, relacionados com a sua área específica de formação.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A avaliação é um processo realizado por Orientadores, relativo à competência da intervenção dos alunos em contexto profissional. O regime de avaliação contínua é o único permitido (ROGE DCFS) focada em: Fase I-Integração (análise entidade acolhedora, plano individual de formação, unidades didáticas, projeto de avaliação da Condição Física, relatórios de observação de atividades)-25%; Fase 2-Intervenção (lecionação de aulas de grupo e sala de exercício, planos e relatórios da intervenção, avaliação individual da condição física e prescrição de exercício; ações de promoção da entidade acolhedora)-70%; Fase 3-Conclusão - Relatórios de participação em seminários e afins; dossier digital, contendo todos os documentos produzidos relatório final de estágio; participação no evento Links4Future/Feira de Estágios. 5% Fase de integração: 25%Fase 2 - Intervenção: 70%Fase 3 - Conclusão: 5%. Alunos em situação especial cumprem os mesmos elementos de avaliação de acordo com o enquadramento legal.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A avaliação da UC de Estágio deverá resultar de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. Neste sentido, o regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento. (ROGE DCFS -  Ponderações).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Toda a mencionada nas UC/disciplinas ao longo da Licenciatura.2. Regulamento Orientador Geral de Estágio das Licenciaturas da ESDRM e o Regulamento Específico do Curso de Desporto Condição Física e Saúde

Observações

As adaptações ao período da pandemia estão contempladas no Regulamento de Estágio, que prevê a execução das tarefas de avaliação à distância, utilizando as plataformas de comunicação disponíveis (e.g. zoom, teams, moodle, entre outras).,