Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
De acordo com os objetivos 3 e 7 do Ciclo de Estudos, esta unidade curricular visa dar a conhecer: 1) os conceitos
básico sobre ética e deontologia; 2) projetos de códigos deontológicos; 3) história da ética; 4) dilemas éticos na
área da comunicação.
Os Objetivos de Aprendizagem indicam que no final da UC os alunos serão capazes de:
1. Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia
2. Analisar códigos deontológicos
3. Reconhecer as principais teorias éticas
4. Discutir dilemas éticos
5. Analisar problemas relacionados com a deontologia dos (multi) media
Conteúdos programáticos
Ética, a Moral e a Deontologia: fundamentos teóricos
Valores na sociedade da informação: ¿o poder da
informação e a informação do poder¿
Informação e Desinformação
Polígrafos e fake news
Proteção de dados pessoais
Literacia da informação e Mediática
Referenciais da UNESCO
Ética, Plágio e Integridade Académica
Autoria e Creative Commons
Códigos deontológicos: pressupostos
Código deontológico dos profissionais de comunicação
Código de ética do IPSantarem
Responsabilidade social dos meios de comunicação e
liberdade de imprensa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
C1 a C14 permitem atingir o OA1:Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia
C15 a 17 permitem atingir p OA2: Analisar códigos deontológicos
C16 a 28 permitem atingir o OA3: Reconhecer as principais teorias éticas
C29 é a base para atingir o OA4. Discutir dilemas éticos
C30 e 31permitem atingir o AO 5: Analisar problemas relacionados com a deontologia dos (multi) media
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método utilizado: Exposições e debates .
Avaliação: apresentação de trabalho escrito individual com um máximo de 5 páginas a dois espaços, letra de
tamanho 12. Os critérios: capacidade de síntese, rigor conceptual, rigor argumentativo e indicação correta das
fontes.
Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliação por exame: prova escrita.
Avaliação
A avaliação da
UC de ETC subdivide-se em 3 componentes:
Avaliação
continua, com a realização de trabalhos individuais ou em grupo, a decorrer ao
longo da UC, tendo o valor de 60% da nota final. Estes trabalhos poderão
ocorrer em regime de trabalho autonomo e ainda nas sessões de contacto, enquanto metodologia
de ensino aprendizagem;
Projeto final
da uc, trabalho em
grupo, sobre um tema a definir, enquadrado nos conteúdos da UC. Este projeto é
composto por um recurso multimédia e relatório sobre a elaboração do mesmo. Tem
o valor de 40% da nota final;
Participação
nas sessões de contacto é definida como critério de qualidade na obtenção da
nota final
A avaliação
final da UC implica a realização dos trabalhos das 3 componentes de
avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias expositivas e demonstrativas favorecem a aquisição dos conhecimentos enunciados nos
conteúdos programáticos e permitem atingir os objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular, que
visa essencialmente debater as questões da ética e da deontologia comunicacional, que ganham especial relevo
numa era de comunicação digital e omnipresente, mobilizando para a prática profissional a sensibilidade ao tema e
as exigências contemporâneas da cidadania global.
É a forma de conferir aos estudantes competências de pensamento crítico acerca da complexidade dos universos