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Sistemas Alimentares

Código: LQANH1153    Sigla: SA
Área Científica: Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 21 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 2,5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 18,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,60
Teórico-Práticas: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,60
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,80
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,80
Teórico-Práticas Totais 1 0,40
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de informação de modo a ter uma perspetiva global das empresas alimentares e do uso de alimentos e poder obter autonomamente mais informação acerca das mesmas.

Conteúdos programáticos

1. Introdução e objetivos. 2. História, política e estatísticas de produção e consumo mundiais, na União Europeia e em Portugal. Perspetivas de evolução na utilização dos produtos (consumidores, dietas, modas, bases científicas, evolução demográfica, ambiente, emprego, etc.). 3. Estudo integrado das cadeias de produção e comercialização de alimentos: origens dos produtos; tipos de produtos; colheita; transformação; distribuição e comercialização; controlo da qualidade e da segurança (saúde pública, doenças profissionais, biossegurança, etc.). 4. Fontes de informação e documentação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos permitem reter informação e procurar mais informação acerca dos sistemas alimentares. Do mesmo modo, darão uma visão integrada das atividades nos sistemas, do que os sistemas produzem, da qualidade e da segurança dos produtos, bem como da interferência, a nível local e a nível global, dos sistemas noutras áreas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões Presenciais: Sessões teóricas (T), visitas a instalações na escola, trabalhos de pesquisa escritos e sessões de orientação tutorial.
AVALIAÇÃO: Todos os estudantes se encontram admitidos a exame final, o qual consta de uma prova escrita (100%).
Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG).
Nota final da avaliação contínua: 0,7PE+0,3TPG. O somatório de PE+TPG terá de ser maior ou igual a 10 valores (v); PE e TPG não poderão ter classificação inferior a 8 v.
Exame final: 1 prova escrita 0,7PE+1 trabalho realizado no semestre 0,3TPG; PE e TPG não poderão ter classificação inferior a 8 v.
OU 1 prova escrita (100%). Para estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 0,7PE+1 trabalho realizado no semestre 0,3TPG.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino, dado o cariz da uc, e o curto tempo disponível, permitem de forma dinâmica a aquisição de informação, um primeiro contacto com as realidades dos sistemas e a perceção da análise necessária para compreender os sistemas ou etapas dos mesmos. Haverá contacto na ESAS com as etapas da produção primária e da transformação agro-alimentar, nas explorações e nas oficinas tecnológicas. Os links necessários, das entidades onde se pode recolher informação acerca do sistema serão fornecidos. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lawrence, G., & Lyons, K. (2010). Food Security, Nutrition and Sustainability. International Journal of Sustainability in High Education (Vol. 11). Regulamento n.º 852/2004  Jornal Oficial da União Europeia, N.º 139 de 30 de abril de 2004. Comissão das Comunidades Europeias, 1-54. Regulamento n.º 178/2002 Jornal Oficial da União Europeia, N.º 31 de 01 de fevereiro de 2002. Comissão das Comunidades Europeias, 01-24. Regulamento n.º 1169/2011 Jornal Oficial da União Europeia, N.º 304 de 22 de novembro de 2011. Comissão das Comunidades Europeias, 18-63. Sites para consulta: http://www.fao.org/3/ca2079en/CA2079EN.pdf www.food.systems/ https://www.ruralhealthinfo.org/toolkits/food-access/2/food-systems-models http://www.rederural.gov.pt/ https://www.futureoffood.ox.ac.uk/what-food-system