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Nutrição Humana

Código: LQANH1154    Sigla: NH
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 22 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,00
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   1,33
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos básicos sobre os alimentos e seus nutrientes, sua composição e todos os aspetos gerais que os afetam e podem originar a sua alteração. Na componente prática, pretende-se que os estudantes adquiram experiência laboratorial para execução de métodos de análise de alimentos.

Conteúdos programáticos

1.Noções de alimentos e nutrientes. 2. Composição e valor nutritivo dos alimentos. 2.1. macronutrientes: água; lípidos, glúcidos e proteínas. 2.2. micronutrientes: vitaminas e minerais. 2.3. Valor energético dos alimentos e sua determinação. 3. Os grupos de alimentos. 3.1. Classificação e caracterização química e nutricional dos grupos de alimentos. 3.2. Alimentos funcionais e compostos bioactivos. 4. Digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. 5. Métodos gerais de análise química dos alimentos. 5.1. Análise proximal. 5.2. Análises específicas por grupo de alimento. 5.3. Análise de propriedades organolépticas dos alimentos. 5.4 Métodos para avaliação da qualidade. 6. Deterioração química e bioquímica dos alimentos. 6.1. Reacções de oxidação de nutrientes. 6.2. Reacções de escurecimento enzimático e não enzimático. 6.3. Outras reacções de degradação. 7. Rotulagem nutricional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos básicos sobre os alimentos e a sua composição. Assim, no ensino teórico-prático são dados os conhecimentos sobre a estrutura química dos diferentes nutrientes, a sua digestão e absorção e a sua função fisiológica. Aprofunda-se de seguida a caracterização nutricional dos diferentes grupos de alimentos, de forma a que o estudante distinga quais os grupos de alimentos mais ricos em determinados nutrientes, assim como os compostos bioativos presentes nos diferentes alimentos e a sua relação com a saúde. São também apresentadas as bases teóricas dos métodos químicos mais comuns para caracterização nutricional dos alimentos, sendo  alguns deles realizados na prárica pelos estudantes em aulas de laboratório, nomeadamente a análise proximal com a determinação da humidade, cinzas, proteína bruta, gordura bruta e glúcidos totais. São ainda apresentados métodos de espectroscópia molecular e atómica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico-prático, com exposição dos conceitos, seguido de trabalho em grupo pelos estudantes com aplicações dos conceitos apreendidos. Ensino laboratorial com realização prática de métodos de análise química dos alimentos e elaboração de relatórios. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica e análise e tratamento de resultados laboratoriais.
Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final. Avaliação contínua: Provas escritas: 2; Trabalho de grupo: 1
DISPENSA: 0,7 (média das provas escritas) + 0,3 (trabalho de grupo).
Para dispensa é obrigatória a presença nas aulas de laboratório. Nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 8 valores. Os alunos que não tenham dispensa total mas tenham obtido uma classificação média igual ou superior a 10 valores na média das provas escritas ou no trabalho de grupo estarão parcialmente dispensados em exame final.
Exame final: 1 Prova escrita sobre a componente teórica e componente prática.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conceitos teóricos sobre composição e valor nutritivo dos alimentos são apresentados em sessões teórico-práticas, permitindo aos estudantes pesquisarem e analisarem bibliografia de forma a aprofundarem os diferentes temas, com discussão final em sala de aula. As sessões labortatoriais permitirão aos estudantes adquirirem competências laboratoriais nos métodos básicos de análise de alimentos. As sessões tutoriais destinam-se ao acompanhamento dos alunos na pesquisa bibliográfica e análise de resultados laboratoriais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Belitz, H. D.; Grosch, W. & Schieberle, P. (2009). Food Chemistry. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
Vaclavik, V. & Christian, E.W. (2014) Essentials in food science (4ª ed). Springer, Food Science Text Series. 495 p.
Centro de Segurança Alimentar e Nutrição (2006), Tabela de composição de alimentos, Instituto Nacional de saúde Dr. Ricardo Jorge.
Tomé, D. (2012) Criteria and markers for protein quality assessment - a review. British Journal of Nutrition, 108, S222-S229.
Linus Pauling Institute, Oregon State University - micronutrient information center. Disponível em
http://lpi.oregonstate.edu/infocenter/index.html
United States Department of Agriculture - Food and Nutrition Information Center (USDA-FNIC) http://fnic.nal.usda.gov/
European Food Information Council (EUFIC) http://www.eufic.org

Observações