Código: | LQANH1204 | Sigla: | PSIC | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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QANH | 13 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 2º | 5 |
Ensino Teórico: | 24,00 |
Teórico-Práticas: | 24,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Compreender a importância dos fatores psicossociais como determinantes dos comportamentos relacionados com a saúde, nomeadamente comportamentos alimentares
Psicologia Social - Processos individuais, interpessoais e de grupo: atribuição causal, influência social, cognição social.
Fatores Psicossociais e saúde. Determinantes psicossociais da saúde. Determinantes cognitivos dos comportamentos relacionados com a saúde.
Fatores psicossociais que influenciam o comportamento alimentar: nutrição e saúde; estilo alimentar e suas alterações.
O ser humano é um ser sociável e um ser socializado pelo que a psicossociologia permite compreender a interação social na sua essência e a sua importância nas manifestações do comportamento humano, seja individual ou grupal.
Para compreender os comportamentos de saúde, nomeadamente, o comportamento alimentar é imprescindível conhecer as teorias da psicossociologia e seus fundamentos, bem como metodologias e técnicas que permitem o seu conhecimento e aprofundamento.
Conhecer os fenómenos relacionados com os fatores psicossociais enquanto determinantes da saúde e os comportamentos de saúde leva a que o estudante desenvolva competências psicossociais de forma a promover e a educar comportamentos de saúde salutares.
A unidade Curricular orienta para o conhecimento desses fenómenos complexos, baseados na evidência científica e na experiência, fundamentais para a construção de um nível mais profundo de saberes e habilidades.
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
- Avaliação contínua: assistência obrigatória a 85% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial.
- Elementos de avaliação contínua: desenvolvimento de um trabalho de pesquisa em grupo (TG) com apresentação escrita e uma prova escrita.
- Condições de dispensa total: assistência obrigatória a 85% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial e obtenção de um mínimo de 10 valores no conjunto dos dois elementos de avaliação contínua.
- Exame final: 1 prova escrita.
- Fórmula para a classificação final:
0,5 PROVA ESCRITA + 0,5 TRABALHO ESCRITO DE GRUPO
Considerando essencial o conhecimento dos fatores psicossociais relacionados com os comportamentos em saúde/alimentação torna-se substancial que os estudantes através da metodologia desta unidade curricular adquiram conhecimentos e habilidades, colocando o formando no centro do processo de aprendizagem desempenhando um papel ativo. Assim pretende-se o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa e em grupo sobre as diferentes problemáticas dos comportamentos alimentares, tendo por base metodologias ativas inerentes ao aprofundamento de saberes teóricos e práticos. Este facto permite também ao formando um processo de construção e partilha de saberes.