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Psicossociologia

Código: LQANH1204    Sigla: PSIC
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 13 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Ensino Teórico: 24,00
Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   0,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   2,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a importância dos fatores psicossociais como determinantes dos comportamentos relacionados com a saúde, nomeadamente comportamentos alimentares

Conteúdos programáticos

Psicologia Social - Processos individuais, interpessoais e de grupo: atribuição causal, influência social, cognição social.
Fatores Psicossociais e saúde. Determinantes psicossociais da saúde. Determinantes cognitivos dos comportamentos relacionados com a saúde.
Fatores psicossociais que influenciam o comportamento alimentar: nutrição e saúde; estilo alimentar e suas alterações.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ser humano é um ser sociável e um ser socializado pelo que a psicossociologia permite compreender a interação social na sua essência e a sua importância nas manifestações do comportamento humano, seja individual ou grupal.
Para compreender os comportamentos de saúde, nomeadamente, o comportamento alimentar é imprescindível conhecer as teorias da psicossociologia e seus fundamentos, bem como metodologias e técnicas que permitem o seu conhecimento e aprofundamento.
Conhecer os fenómenos relacionados com os fatores psicossociais enquanto determinantes da saúde e os comportamentos de saúde leva a que o estudante desenvolva competências psicossociais de forma a promover e a educar comportamentos de saúde salutares.
A unidade Curricular orienta para o conhecimento desses fenómenos complexos, baseados na evidência científica e na experiência, fundamentais para a construção de um nível mais profundo de saberes e habilidades.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
- Avaliação contínua: assistência obrigatória a 85% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial.
- Elementos de avaliação contínua: desenvolvimento de um trabalho de pesquisa em grupo (TG) com apresentação escrita e uma prova escrita.
- Condições de dispensa total: assistência obrigatória a 85% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial e obtenção de um mínimo de 10 valores no conjunto dos dois elementos de avaliação contínua.
- Exame final: 1 prova escrita.
- Fórmula para a classificação final:
0,5 PROVA ESCRITA + 0,5 TRABALHO ESCRITO DE GRUPO


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando essencial o conhecimento dos fatores psicossociais relacionados com os comportamentos em saúde/alimentação torna-se substancial que os estudantes através da metodologia desta unidade curricular adquiram conhecimentos e habilidades, colocando o formando no centro do processo de aprendizagem desempenhando um papel ativo. Assim pretende-se o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa e em grupo sobre as diferentes problemáticas dos comportamentos alimentares, tendo por base metodologias ativas inerentes ao aprofundamento de saberes teóricos e práticos. Este facto permite também ao formando um processo de construção e partilha de saberes.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lane, Sílvia T.M. (2017) O que é psicologia social. Editora Brasilience.
Leal, I., & Ribeiro, J.P. (2021). Manual de Psicologia da Saúde. Pactor Editor
Leyens, J. & Yzerbyt, V. (2011). Psicologia Social. Edições 70.
Lima, M.L. (2018). Nós e os outros. Fundação Francisco Manuel dos Santos
Myers, D. (2018) Social Psychology, 10.ª ed., McGraw-Hill.
Palangana, I.C. (2015). Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: A relevância do social, 6.ªEdição. Summus Editorial.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (Eds) (2013). Psicologia Social (9º ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Torres, C.V. & Neiva, E.R. (2022). Psicologia Social: Principais temas e vertentes.2nd edition, Artmed

Observações