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Inovação em Educação STEAM

Código: PGEST001    Sigla: IESTEAM

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGEST 11 Despacho n.º 14080/2022 7 35 196

Horas Efetivamente Lecionadas

PGEST1

Teórico-Práticas: 17,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Maria Clara Marques dos Santos Martins   1,17
Marisa Sofia Monteiro Correia   1,17

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: O1. Conhecer as principais teorias e princípios que sustentam práticas inovadoras e a liderança na educação STEAM; O2. Promover a exploração de perspetivas críticas sobre a natureza da educação STEAM e refletir sobre o potencial desta abordagem na educação formal e não formal para promover o interesse de crianças e jovens pelas áreas STEAM; O3. Analisar políticas e estratégias de implementação da educação STEAM no sistema educativo; O4. Aplicar os conhecimentos sobre a educação STEM na análise e discussão de exemplos de experiências de inovação em educação STEAM; O5. Refletir sobre o papel dos profissionais educativos enquanto agentes de mudança no desenvolvimento e na coordenação de atividades, projetos e/ou recursos na educação STEAM.

Conteúdos programáticos

CP1. Teorias e princípios que sustentam as práticas inovadoras e a liderança na educação STEAM. Enquadramento do curso e dos conteúdos a abordar. Perspetivas críticas sobre a natureza da educação STEAM. Modelos de integração das áreas STEAM. CP2. Potencialidades da abordagem STEAM na educação formal e não formal para promover o interesse dos jovens pelas áreas STEM. Competências do séc. XXI. Trabalho colaborativo. Integração dos conteúdos das áreas STEAM Metodologias ativas, centradas no aprendente e baseadas na resolução de problemas reais. Contextos de aplicação da abordagem STEAM. CP3. Políticas e estratégias de implementação da educação STEAM no sistema educativo. Políticas de estímulo à educação STEAM. Projetos/Programas de âmbito nacional ou internacional de desenvolvimento de atividades e produtos para a educação STEAM. CP4. Atividades e projetos de inovação em educação STEAM CP5. Análise e discussão de experiências de inovação em educação STEAM

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos (CP1. a CP5.) visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos sobre a abordagem STEAM (O1.) bem como sobre atividades e projetos de inovação em educação STEAM (O4.) contribuindo para a reflexão sobre a atuação de agentes educativos no desenvolvimento e coordenação de atividades, projetos e recursos na educação STEAM (O5.). O desenvolvimento de teorias e princípios sobre a abordagem STEAM (CP1.) contribui para o conhecimento dos formandos sobre teorias e princípios que sustentam práticas inovadoras e de liderança na educação STEAM (O1). As potencialidades da abordagem STEAM (CP2.) contribuem para o aprofundamento do conhecimento dos formandos sobre práticas no âmbito desta abordagem em vários contextos, formal e informal, de aprendizagem (O2.). O conhecimento de políticas e estratégias de implementação na educação STEAM no sistema educativo (CP3) contribui para uma reflexão analítica aprofundada do contexto em que se enquadram.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas sessões os estudantes irão: ME1. pesquisar informação online para aprofundamento dos temas; ME2. analisar e discutir documentos, modelos e práticas em educação STEAM; ME3. explorar exemplos de atividades e recursos; ME4. participar em seminários dinamizados por convidados para conhecer o trabalho de instituições no âmbito da educação STEAM; ME5. apresentar e refletir acerca de projetos e atividades inovadores. ME6. participar em fóruns de discussão; ME7. realizar trabalhos de grupo através de ferramentas colaborativas digitais. A avaliação basear-se-á na: participação e desempenho nas tarefas propostas nas sessões (50%); elaboração de um trabalho na área Educação STEAM (40%); reflexão individual sobre o contributo da UC para o desenvolvimento profissional do estudante (10%). A avaliação por exame consistirá na realização de uma prova teórica. A aprovac¿a¿o na UC esta¿ condicionada a¿ assiduidade/participação dos estudantes a pelo menos 75% das sesso¿es/tarefas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino contempladas (ME1 a ME7) contribuem para o desenvolvimento holístico dos objetivos (O1. a O5.) dado que os conhecimentos e saberes não são estanques e o desenvolvimento de cada um dos objetivos não é independente dos restantes. Contudo, de modo mais particular, os estudantes ao pesquisar informação e ao analisar e discutir documentos, modelos e práticas de educação STEAM (ME1. e ME2.) desenvolvem o seu conhecimento sobre teorias e princípios que sustentam práticas inovadoras e de liderança na educação (O1) bem como desenvolvem a sua capacidade de reflexão sobre o potencial da abordagem STEAM em diferentes contextos de educação formal e não formal (O2.). Explorar exemplos de atividades e recursos (ME3.) e apresentar e refletir acerca de projetos e atividades inovadores (ME5.) desenvolve nos estudantes a capacidade em aplicar conhecimentos sobre a abordagem STEAM assim como em analisar exemplos de experiências de inovação STEAM (O4.). Estas dinâmicas são desenvolvidas quer presencialmente, quer online, através de fóruns de discussão (ME6.) ou através de ferramentas colaborativas digitais (ME7.). Ao participarem em seminários dinamizados por investigadores ou entidades convidadas (ME4.) os estudantes têm oportunidade de analisar políticas e estratégias de implementação da educação STEAM (O3.) Assim como refletir sobre o papel dos profissionais educativos enquanto agentes de mudança no desenvolvimento e na coordenação de atividades, projetos ou recursos na educação STEAM (O5.).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguilera, D., & Ortiz-Revilla, J. (2021). STEM vs. STEAM Education and Student Creativity: A Systematic Literature Review. Education Sciences, 11, 331. https://doi.org/10.3390/educsci11070331 

Bequette, J. W., & Bequette, M. B. (2012) A Place for Art and Design Education in the STEM Conversation. Art Education, 65(2), 40-47. https://doi.org/10.1080/00043125.2012.11519167 
 Hsu, Y.-S., Fang, S.-C. (2019). Opportunities and Challenges of STEM Education. In Y.-S. Hsu & , S.-C. Fang (Eds.), Asia-Pacific STEM Teaching Practices (pp. 1-16). Springer International Publishing. 
Quigley, C. F., Herro, D., & Jamil, F. M. (2017). Developing a conceptual model of STEAM teaching practices. School Science and Mathematics, 117(1-2), 1-12. https://doi.org/10.1111/ssm.12201 
 Yakman, G. (2012). Recognizing the A in STEM Education. Middle Ground Magazine, 16(1), 15-16.