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Métodos Instrumentais de Análise I

Código: TANL1150    Sigla: MIA 1
Área Científica: Química

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 16 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Cristiano Alexandre Andrade Dias - ESA   1,34
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   1,33
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os princípios, modo de funcionamento dos equipamentos e conheçam as principais aplicações das técnicas instrumentais utilizadas em química analítica quantitativa.

Conteúdos programáticos

Tema 1 - Métodos óticos de análise
1. Fundamentos teóricos:
1.1 Propriedades da radiação eletromagnética; 1.2 Interação da radiação com a matéria (absorção e emissão de radiação).
2. Fundamentos, instrumentação e aplicações da Espectrometria:
2.1 Espectrometria de absorção molecular (UV-Visível e IV) e de absorção atómica (com chama e forno de grafite); 2.2 Fotometria de chama de emissão.


Tema 2 - Métodos eletroanalíticos
1. Fundamentos teóricos em eletroanálise e tipos de métodos eletroanalíticos.
2. Fundamentos, instrumentação e aplicações de métodos eletroanalíticos:
2.1 Potenciometria: Células eletroquímicas e potenciais de elétrodo; Tipos de elétrodos: de referência e indicadores; Medidas potenciométricas diretas e indiretas (titulações potenciométricas).
2.2. Condutivimetria: Tipos de elétrodos e células condutimétricas; Medições e titulações condutimétricas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Trata-se da 1ª parte (MIA I) de duas unidades curriculares (MIA I e MIA II) nas quais são abordados os principais métodos instrumentais analíticos, a sua fundamentação teórica, modo de funcionamento e aplicações. A escolha da espectrometria e dos métodos eletroanalíticos é o melhor ponto de partida para a apresentação aos estudantes destes métodos instrumentais pela relativa simplicidade quando comparados com os métodos posteriormente abordados em MIA II e abrangência de utilização.  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico, tutorial e laboratorial.


É condição de admissão a exame final estar inscrito na UC.

Avaliação contínua:
Assistência de pelo menos 75% das sessões de contacto.
Componentes:
Teórica: 2 testes escritos (TE)
Laboratorial: 4 fichas de avaliação prática (FAP)

Dispensa total: nenhum dos elementos de avaliação com nota inferior a 8; classificação final necessária de >=10 e calculada pela fórmula 0,6( média TE) + 0,4 (média FAP).
Dispensa parcial em exame: aos elementos de avaliação com classificação >=10.

Exame final: 1 teste escrito

Um estudante não aprovado numa UC pode manter os resultados nas componentes definidas na FUC, até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção, nos moldes especificados no regime de avaliação da UC. Caso não deseje manter essas condições, deverá informar, até 15 dias após o início do respetivo semestre, o responsável da UC que anulará os resultados anteriormente obtidos. Para a aplicação deste ponto o estudante tem que estar inscrito na UC em questão.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ensino teórico dotará os estudantes de ferramentas que lhes permitirão compreender o fundamento, os objetivos e as aplicações dos métodos a serem descritos nesta unidade curricular. Pretende-se ainda que a componente tutorial presencial permita a consolidação e a aplicação em novas situações dos conhecimentos teóricos. O desenvolvimento de aptidões relativas ao tratamento e interpretação de resultados é outro objetivo desta metodologia de ensino. No que concerne à componente prática laboratorial pretende-se que os estudantes tomem contacto com as técnicas instrumentais descritas com base na óptica de "aprender fazendo", em consonância com o cariz deste curso.    

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gonçalves M.L. (2001). Métodos Instrumentais de Análise de Soluções: análise quantitativa. 4ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Harris D. (2008). Analise química quantitativa, 7ª Edição, Ltc.
Jefferey GH, Basset J, Mendham J, Denney RC. (2002). Vogel: Análise Química Quantitativa, 6ª Edição, Ltc.