Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes uma aprendizagem das diferentes metodologias e técnicas usadas na avaliação microbiológica de diferentes tipos de matrizes (ar, água, solo, alimentos).
Conteúdos programáticos
ENSINO TEÓRICO: 1- Métodos microbiológicos e as suas bases físicas, químicas, imunológicas e de biologia molecular. 2- Conceito de microrganismos indicadores e sua caracterização. Escolha e significado de microrganismos indicadores em diferentes matrizes (ar, água, solo, alimentos).
ENSINO PRÁTICO: I - Sistematização de métodos com exemplos aplicados a diferentes substratos. 1 - Colheita, transporte e conservação de amostras para análise. Preparação de amostras para análise. 2 - Técnicas básicas de contagem de microrganismos indicadores de qualidade. 3 - Pesquisa e contagem de indicadores de higiene e de segurança. 4 - Testes de estabilidade ou shelf life. II - Introdução à identificação de microrganismos. Métodos alternativos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Não aplicável.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
O ensino teórico-prático assenta em sessões teóricas de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos e em sessões práticas laboratoriais que assentam em metodologias e técnicas nos referenciais nacionais e internacionais para o estudo do isolamento e cultura de microrganismos, a pesquisa ou contagem de microrganismos indicadores ou a identificação de microrganismos em diferentes tipos de matrizes e nas diferentes áreas de aplicação da Microbiologia.
Todos os estudantes inscritos estão admitidos a exame. Avaliação contínua: duas provas escritas com componente teórica e prática (PE) e um trabalho de pesquisa bibliográfica em grupo (TP), com a ponderação [0,5 (média 2PE) + 0,5TP]. Para dispensa de exame final é obrigatória: a assistência a 75% das sessões de contacto; que nenhum elemento de avaliação tenha classificação < 8 e que as suas médias sejam = ou > 10 valores. O exame final: uma prova escrita e laboratorial.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alcântara, F., Cunha, M. A. & Almeida, M. A. (2001). Microbiologia. Práticas Laboratoriais. 2 ed.; UA Editora, Aveiro.