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Métodos Biomoleculares

Código: TANL1153    Sigla: MB
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 16 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   2,66
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   1,34

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos teóricos e experiência prática dos principais métodos biomoleculares, assim como as suas aplicações. 

Conteúdos programáticos

Métodos imunológicos: a resposta imunológica; produção de anticorpos policlonais e monoclonais; técnicas ELISA (Enzyme linked immunosorbent assay). Eletroforese de proteínas e western blotting. Métodos de amplificação de ácidos nucleicos por PCR (polimerase chain reaction): transferência da informação genética; isolamento de ADN, eletroforese de ácidos nucleicos e PCR.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os métodos biomoleculares imunológicos, de eletroforese e amplificação de ácidos nucleicos são sem dúvida os métodos mais comumente utilizados, sendo a sua versatilidade um aspeto que permite a sua aplicação em diversas áreas.  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico, tutorial e laboratorial.


É condição de admissão a exame final estar inscrito na UC.

Avaliação contínua:
Assistência de pelo menos 75% das sessões de contacto.
Componentes:
Teórica: 1 teste escrito (TE)
Laboratorial: 3 fichas de avaliação prática (FAP)

Dispensa total: nenhum dos elementos de avaliação com nota inferior a 8; classificação final necessária de >=10 e calculada pela fórmula 0,65(TE) + 0,35 (média FAP).

Dispensa parcial em exame: aos elementos de avaliação com classificação >=10.

Exame final: 1 prova escrita.

Um estudante não aprovado numa UC pode manter os resultados nas componentes definidas na FUC, até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção, nos moldes especificados no regime de avaliação da UC. Caso não deseje manter essas condições, deverá informar, até 15 dias após o início do respetivo semestre, o responsável da UC que anulará os resultados anteriormente obtidos. Para a aplicação deste ponto o estudante tem que estar inscrito na UC em questão.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ensino teórico dotará os estudantes de ferramentas que lhes permitirão compreender o fundamento, os objetivos e as aplicações dos métodos a serem descritos nesta unidade curricular. Pretende-se ainda que a componente tutorial presencial permita a consolidação e a aplicação em novas situações dos conhecimentos teóricos. O desenvolvimento de aptidões relativas ao tratamento e interpretação de resultados é outro objetivo desta metodologia de ensino. No que concerne à componente prática laboratorial pretende-se que os estudantes tomem contacto com as técnicas biomoleculares descritas descritas com base na óptica de "aprender fazendo", em consonância com o cariz deste curso.    

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Pingoud, A; Urbanke, C.; Hoggett, A.; Jeltsch, A. (2002). Biochemical methods, a concise guide for students and researchers, Wiley-VCH, Alemanha.
Recursos didáticos: apresentações power point, artigos científicos de aplicação e protocolos de aulas práticas.

Observações