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Metrologia e Validação

Código: TANL1154    Sigla: MV
Área Científica: Física

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 18 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Isabel Maria Montez Torgal Santos   1,33
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   1,33
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA   1,34

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes desenvolvam ferramentas no âmbito de calibração de equipamentos, identificação de fontes de incerteza e controlo da qualidade analítica nos métodos químicos, aprendendo a determinar os vários parâmetros de validação.

Conteúdos programáticos

1. Metrologia: Ciência da medição. Vocabulário internacional de metrologia. Sistema Português da Qualidade. Sistema internacional de unidades. Padrões de referência. Instrumentos de medição. Procedimentos de calibração. Fontes incerteza na medição. O plano de calibração. Laboratório metrológico. Metrologia de massa, volume, pressão e temperatura.
2. Validação de métodos analíticos: Calibração analítica (verificação da função de calibração linear ou de 2ª ordem). Homogeneidade das variâncias. Verificação da precisão. Verificação da exactidão (material de referência e ensaio de recuperação). Determinação dos limiares analíticos (limite de detecção e limite de quantificação. Verificação da robustez do método. Aplicações a métodos instrumentais de análise.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Não aplicável

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico-prático: exposição e aplicação de conceitos teóricos, resolução de casos práticos, calibração de equipamentos, cálculo de incertezas e validação dos métodos de análise. Orientação tutorial resolução de problemas de aplicação; ensinar a estruturar relatórios laboratoriais.
Avaliação contínua: obrigatória a assistência a 75% das sessões de contacto, incluindo sessões com elementos de avaliação.
Avaliação contínua: 2 Relatórios/Fichas de trabalho (PP); 1 Teste Laboratorial (TL).
Dispensa total: 0,60 (média PP) + 0,40 (TL); dispensa deve ser maior ou igual a 10. 
Dispensa parcial: classificação superior ou igual a 10 num dos elementos de avaliação (TL ou PP). 
Admitidos a exame final os alunos inscritos na unidade curricular. 
Exame final: 1 prova escrita (PE) e 1 prova laboratorial (PL). 
Classificação no Exame: 0,40 (PE) + 0,60 (PL). 
Nenhuma avaliação pode ter classificação inferior a 8.
Em caso de não aprovação à UC, aplica-se o Artigo 16 do RAALA.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

 Não aplicável.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ALMEIDA, G. (2002). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas. Plátano Editora, 3ª edição. 
Guia ALQ (2011). Guia Acreditação de Laboratórios Químicos. Instituto Português de Acreditação, Lisboa.
Guia Relacre 13 (2000). Validação de Métodos Internos de Ensaio em Análise Química. Relacre, Lisboa
ISO 8466-2 (2001). Water Quality. Calibration and evaluation of analytical methods and estimation of performance characteristics, Part 2: Statistical strategy for non-linear second order calibration functions.
Prichard, E., Barwick, V., (2007). Quality Assurance in Analytical Chemistry, John Wiley and Sons, U.K
Vocabulário Internacional de Metrologia. Conceitos fundamentais e gerais. Instituto Português da Qualidade, 1ª Edição Luso-Brasileira, 2012.

Observações