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Métodos Quantitativos

Código: TSMD03    Sigla: MQT
Área Científica: Matemática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:www.esgts.pt
Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 33 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 7,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Loide Raquel Ascenso - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de equações, funções, probabilidade e estatística. Com o presente programa, pretende-se habilitar os alunos com:
i) Competências de utilização de algumas equações e funções matemáticas na resolução de problemas concretos;
ii) Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
iii) Bases essenciais para compreender matérias lecionadas em outras unidades curriculares.

Conteúdos programáticos

EQUAÇÕES E FUNÇÕES: Equações e propriedades; Resolução de sistemas de equações lineares utilizando matrizes; Definição de função; Domínio de uma função real de variável real, Funções lineares, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; Limites e derivadas de funções polinomiais e racionais; Análise break-even; Relação entre as margens sobre o preço de custo e o preço de venda; Outros exemplos de aplicação. ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Termos e conceitos estatísticos fundamentais; Tabelas de frequências; Medidas de localização central e não central; Medidas de dispersão; O coeficiente de variação em estudos de mercado. PROBABILIDADES: Conceito; Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos; Princípio fundamental da contagem; Álgebra dos acontecimentos; Axiomática da probabilidade; Probabilidade condicional e independência; Teorema da probabilidade total; Teorema de Bayes; As probabilidades na análise de cesto de compras.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos base de equações, funções, probabilidade e estatística, em particular na área do marketing com as temáticas: análise break-even; relação entre as margens sobre o preço de custo e o preço de venda; o coeficiente de variação em estudos de mercado; as probabilidades na análise de cesto de compras.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorre-se à avaliação contínua (2 testes com igual ponderação, com nota mínima de 8 valores) ou exame final. Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas, caso contrário serão avaliados por exame. A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
4. Incentivar os discentes para a implementação das metodologias expostas na resolução de problemas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com métodos quantitativos. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver problemas elementares sobre as diversas temáticas, problemas esses presentes nas diversas fichas práticas que integram a unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Haeussler, E., Paul, R. and Wood, R. (2010). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics, and the Life and Social Sciences. Pearson International Edition ,13th Edition;
  • Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2007) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora;
  • Ross, S.M. (2005) Introductory Statistics. Academic Press;
  • Budnick, F.S. (1993) Applied mathematics for business, economics and the social sciences. McGraw-Hill.

Observações