• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD05
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fundamentos de Marketing

Código: TSMD05    Sigla: FM
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TSMD05&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2020
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 27 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem por principal objetivo desenvolver competências e proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão em Marketing, numa perspetiva inovadora e integrada. No final desta unidade curricular, em termos de competências específicas, os estudantes serão capazes de:
- Descrever e explicar os conceitos e o processo de seleção, formulação e implementação de estratégias de marketing;
- Distinguir entre marketing estratégico e operacional;
- Aplicar os conceitos, instrumentos e técnicas de marketing a situações práticas e especificas do marketing, tendo em consideração as suas relações e interação com outras áreas da organização;
- Analisar o ambiente de marketing, identificar oportunidades de mercado, avaliar a sua atratividade e tomar decisões estratégicas. 

Conteúdos programáticos

1- O MARKETING:  Conceitos de marketing; Processo de marketing 
2- MARKETING ESTRATÉGICO: Marketing e estratégia; Plano de marketing 
3- AMBIENTE DE MARKETING: O micro ambiente da organização; O macro ambiente da organização
4- O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:  Fatores que afetam o comportamento do consumidor; O processo de decisão de compra
 5- INVESTIGAÇÃO DE MARKETING: O sistema de informação de marketing; O processo de investigação de marketing
6- SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: Segmentação e Mercado Alvo; Diferenciação e Posicionamento
7- MARKETING MIX: Produto; Preço; Distribuição; Comunicação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


 
 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. a aprendizagem é interativa e aplicativa.

O método de avaliação consiste na realização de dois testes escritos (50%), trabalho de grupo (40%), estudo de casos e participação (10%).

Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação de trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CRAVENS, D. W. and PIERCY, N. P. Strategic Marketing, 9th Edition. N. Y.: McGraw-Hill, 2009
KOTLER, P., ARMSTRONG, G., SAUNDERS, J., WONG, V. Principles of Marketing, 6th European Edition. Essex: Pearson Education, 2013.
KOTLER, P., Setiawan, I., & Kartajaya , H., Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora, 2017.
LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, 15ª Edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2015.
LENDREVIE, J., LÉVY, J., LINDON, D., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V. Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004.
MACÃES, M., Marketing Estratégico. Conjuntura Actual Editora, 2019.
MARQUES, V., Marketing Digital 360. Conjuntura Actual Editora, 2018.
OLIVEIRA, C. M., Brand management na era digital e humana: a gestão para o sucesso. Lisboa: Conjuntura Actual Editora, 2019.