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Direito e Ética na Era Digital

Código: TSMD10    Sigla: DEED
Área Científica: Direito

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Jurídicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 28 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar aos estudantes os conhecimentos sobre a utilização legal e ética das tecnologias da informação e da comunicação, através do domínio dos enunciados legislativos e das formas de auto regulação aplicáveis às ferramentas do Marketing Digital.

Conteúdos programáticos

1- Introdução ao Direito
Noções básicas do Direito
Fontes do Direito e Processo Legislativo
Os Ramos do Direito
A Relação Jurídica
2- Ética Digital e Códigos de Conduta
A Auto Regulação Publicitária e as Boas Práticas de Comunicações de Marketing Digital
3- A Proteção dos Dados Pessoais
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados: princípios, direitos e garantias
4- A Propriedade Industrial e a Tutela dos Sinais Distintivos do Comércio
Marcas e Logótipos
Denominações de Origem e Indicações Geográficas
5- Princípios Reguladores da Atividade Publicitária
O Código da Publicidade: conceitos e restrições aos conteúdo e objeto da publicidade
6- Comércio Eletrónico e Direitos dos Consumidores
Comércio Eletrónico no Mercado Interno e Práticas Comerciais Desleais
O Regime Geral Aplicável à Defesa dos Consumidores

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Desenvolvimento da capacidade analítica dos normativos legais e auto regulatórios, bem como proceder ao correto enquadramento jurídico e ético das questões suscitadas pela utilização das tecnologias da informação e da comunicação na proteção da privacidade, da propriedade intelectual e da propriedade industrial, bem como dos consumidores em contexto de Comércio Eletrónico.  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Método de Ensino: as aulas são teórico-práticas, com a exposição de conteúdos, estudo de casos, resolução de problemas e exercícios práticos.
É adotado o método de avaliação contínua, que inclui a participação nas aulas e a realização de dois testes escritos. 

Nota: A nota inferior a 8 valoores, em qualquer dos elementos de avaliação, impossibilita a dispensa de exame final. A obtenção de 8 ou 9 valores na parte escrita do exame final permite a realização de uma parte oral. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição, análise e apreciação crítica dos enunciados legais e normas deontológicas, com formulação de questões suscitadas pela respetiva leitura e enquadramento dos casos práticos, bem como debate temáticos. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Marques, Maria Manuel Leitão et al (2022). Manual de Introdução ao Direito - Saber Direito para Entender o Mercado. Coimbra: Almedina

Neves, Maria do Céu P.; Carvalho, Maria da Graça (2018) Ética Aplicada - Novas Tecnologias. Lisboa, Edições 70

Schwalbach, José Gaspar (2021). Direito Digital. Coimbra, Almedina.