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Técnicas de Venda e Negociação

Código: TSMD11    Sigla: TVN
Área Científica: Comércio

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 39 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 42,00

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 27,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)






Pretende-se que os alunos compreendam os principais conceitos de venda pessoal e negociação em mercados competitivos, visando que dominem as técnicas de negociação e venda necessárias a um bom desempenho comercial. Objetiva-se, também, que os alunos demonstrem e exemplifiquem as técnicas de venda e de negociação durante o "teatro de vendas".

Conteúdos programáticos

1 - Vendas e o Conceito de Marketing
2 - Criação de valor com uma Estratégia Relacional
3 - O processo de de vendas
3.1 - Desenvolver uma base de prospecção
3.2 - Contacto com o Cliente
3.3 - Apresentação de Vendas
3.4 - Fechar a Venda e Confirmar a Parceria
3.5 - Garantir o Serviço Pós-Venda e a Parceria
4 - Negociação
4.1 - Elementos essenciais numa Negociação
4.2 - O que é a negociação
4.3 - Como conduzir uma negociação
4.4 - O processo da estratégia negocial
5 - Vendas e Negociação no Digital


 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, bem como a participação em teatro de vendas. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação prática. A avaliação será realizada através de um teste escrito (40%), do desempenho alcançado nos exercícios a realizar durante as aulas e respetiva participação (20%), da avaliação de desempenho no Pitch e do role play (40%). Quem não participar no Pitch ou role play e/ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos nas áreas das vendas e negociação. A metodologia participativa através do role play, assume um caráter prático e interativo, permite desenvolver aptidões e competências práticas necessárias na área das vendas. A realização de trabalhos individuais e de grupo e o autoestudo, são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.







Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CARVALHO, José Crespo. (2016). Negociação, 5ª Edição: Edições Sílabo; LANCASTER, G. JOBBER D. (2009). Selling and Sales Management. 8ª ed. New Jersey: Prentice Hall; MANNING, B. REECE, G. (2009). Selling Today. Creating Customer Value. 11ª ed. New Jersey: Prentice Hall; RODRIGUES, D. (2014). VENDER [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=481; TANNER, John. HONEYCUTT, Earl. ERFFMEYER, Robert. (2014). Sales Management: Shaping Future Sales Leaders. Essex: Pearson Education; VILHENA, P. (2018). O Livro Secreto das Vendas. Lisboa: Sabedoria Alternativa.