Código: | TSMD11 | Sigla: | TVN | |
Área Científica: | Comércio |
Página Web: | https://academicos.ipsantarem.pt/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=TSMD11&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2024&pv_copia_dados=N |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSMD | 26 | Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho | 1º | 5 | 45 | 125 |
Teórico-Práticas: | 43,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O objetivo principal da UC é que os alunos compreendam os principais conceitos de venda pessoal e de negociação em mercados competitivos, com vista a dominarem as técnicas de negociação e de venda necessárias a um bom desempenho comercial. Pretende-se também que os alunos demonstrem e exemplifiquem técnicas de venda e de negociação durante o ¿role play¿.
1. Vendas e o Conceito de Marketing
2. Criação de Valor com uma Estratégia Relacional
3. O Processo de Vendas:
3.1. Desenvolver uma Base de Prospeção
3.2. Contacto com o Cliente
3.3. Apresentação de Vendas
3.4. Fechar a Venda e Confirmar a Parceria
3.5. Garantir o Serviço Pós-Venda e a Parceria
4. Negociação
O programa baseia-se nos objetivos previamente definidos. Para além do primeiro tópico, que constitui uma introdução aos temas do curso, os restantes tópicos do conteúdo programático visam atingir o objetivo de desenvolver competências em técnicas de venda (tópicos 2 e 3 do programa). O tópico 4 apresenta alguns aspectos essenciais da negociação, com o objetivo de adquirir algumas competências de negociação. Por fim, o tópico 5 aborda as novas tendências nestes dois domínios num contexto digital.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, bem como a participação em teatro de vendas. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação prática.
A avaliação será realizada através de um teste escrito (50%), do desempenho alcançado nos exercícios a realizar durante as aulas e respetiva participação (10%), da avaliação de desempenho no Pitch e do role play (40%).
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos nos domínios da venda e da negociação. A metodologia participativa, através de role play, assume um carácter prático e interativo, permitindo o desenvolvimento das capacidades e competências práticas necessárias na área das vendas. O trabalho individual e de grupo e o auto-estudo são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
CARVALHO, José Crespo. (2016), Negociação, 5ª Edição: Edições Sílabo
LANCASTER, G. JOBBER D. 2009. Selling and Sales Management. 8ª ed. New Jersey: Prentice Hall;
MANNING, B. REECE, G. 2009. Selling Today. Creating Customer Value. 11ª ed. New Jersey: Prentice Hall;
RODRIGUES, D. 2014. VENDER [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=481
TANNER, John. HONEYCUTT, Earl. ERFFMEYER, Robert. 2014. Sales Management: Shaping Future Sales Leaders. Essex: Pearson Education
VILHENA, P. 2018. O Livro Secreto das Vendas. Lisboa: Sabedoria Alternativa.