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Digital Branding

Código: TSMD13    Sigla: DB
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TSMD13&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2021
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 13 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 46,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da Unidade Curricular, em termos de competências específicas, os estudantes estarão capacitados a:

OA1_compreender a importância do Branding (construção da marca);
OB2_Perceber o verdadeiro significado do Digital Branding;
OC3_Compreender a importância de conhecer o consumidor quando desenvolvemos a estratégia de Digital Branding
OD4_Perceber que a marca  deve desenvolver uma comunicação para os meios digitais alinhada com a sua identidade;
OE5_que o seu design deve ser adequado à marca, produto e consumidor; a conhecer procedimentos de ativação da marca.

Conteúdos programáticos

P1: Capítulo I - A marca

P2: Capítulo II - Branding

P3: Capítulo III - Digital Branding

P4: Capítulo IV - Brand Equity

P5: Capítulo V - A Jornada do cliente para a compra

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


OA1 = P1, P2

OB2 = P2,P3

OC3 = P3, P4

OD4 = P3, P4, P5

OE5 = P3, P5

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular, reside por um lado, na exposição, pelo docente, dos conceitos principais subjacentes à temática do Digital Branding, numa abordagem ampla remetendo para exemplos práticos e, por outro, na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" e que consiste na introdução de de casos práticos para os estudantes desenvolverem em grupos e individuais.




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de avaliação consiste na realização de um teste escrito (40%), trabalho de grupo (25%), trabalho individual (25%) estudo de casos e participação (10%).

Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aaker, David. Managing Brand Equity: Capitalizing on the value of a brand name, Free Press New York, 1991

Lindstrom, Martin. Brandwashed, Ed. Gestão Plus, Lisboa, 2011.

De Oliveira, Carlos, Brand Management na era digital e humana, Ed. Prime Books, Lisboa, 2019.

Rowles, Daniel. Digital branding : a complete step-by-step guide to strategy, tactics and measurement, Ed. Kogan Page, Londres, 2018.