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Mobile Marketing

Código: TSMD14    Sigla: MBM
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 13 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Lopes Ferreira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Lopes Ferreira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O estudante aprovado deverá: - compreender o fundamental dos sistemas globais de SMS, email, WWW, e apps, em particular no contexto dos dispositivos sempre ligados e móveis, e suas aplicações em Marketing; - saber identificar, autonomamente, ou assistido por sistemas de informação adequados, características diversas em produtos/serviços mobile, como meta-informações em geral e keywords em particular, que sirvam adequadamente propósitos de Marketing estabelecidos; - ser capaz de refletir sobre a interligação entre Marketing, tecnologias, e modelos de negócios mobile, e suas consequências.

Conteúdos programáticos

Introdução a mobile platforms, pelas perspetivas de tecnologia, negócio e comportamentos em rede SMS e correio eletrónico Mobile Web Mobile Apps Publicidade mobile: tecnologia e considerações cross-platform Competição nos mercados de conteúdos em geral, e de apps em particular Aspetos de desenvolvimento relevantes Keywords para apps Conceito de ASO (App Store Optimization) Workflows para identificação e seleção de meta-informações competitivas Técnicas de Search Engine Optimização (SEO) aplicadas a apps Métricas e soluções de acompanhamento Monetização Viralidade

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do
docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e projeto de grupo, com
apresentação e discussão
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas
técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua
aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos
Estudantes da ESGTS, a avaliação de conhecimentos dos estudantes far-se-á por avaliação
contínua efetuada por um teste (80%) e trabalhos
individuais e participação nas aulas (20%).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bentz, B. (2016). Relevance Raises Response: How to Engage and Acquire with Mobile Marketing: SkillBites. Edwards, J. (2019). Copywriting Secrets: How Everyone Can Use The Power Of Words To Get More Clicks, Sales and Profits: Author Academy Elite. Recursos WWW selecionados, incluindo vídeos e podcasts online. Casos de estudo. Utilização de soluções de software, instalado localmente e/ou cloud-based. Desenvolvimento realtime de soluções, pelo docente; e testemunho, pelos alunos, do impacto das opções de desenvolvimento nos aspetos em estudo.