• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Métricas em Marketing Digital

Código: TSMD15    Sigla: MMKD
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 13 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Lopes Ferreira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Lopes Ferreira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Levar os alunos a compreender a lógica de medição do ecossistema digital, facilitando o entendimento dos processos de análise necessários para otimizar o esforço de marketing e o valor criado pela estratégia digital.

Conteúdos programáticos

1. O contexto da Função " Marketing analytics".

2. Fundamentos das métricas nos vários canais digitais.
3. Conceitos de medição nos vários canais digitais.
4. Analytics e seus relatórios
5. Testes e hipóteses. 
6. Plano de ação e auditoria em "marketing analytics"
7. "Blockchain" e o futuro do Digital

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

  • Ao longo desta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de analisar crítica e estrategicamente dados. Tão ou mais importante que um enquadramento teórico, os conteúdos abordados carecem de muita prática e experimentação. Neste sentido, fazendo acompanhar todos os conteúdos de uma aplicação prática, os alunos são levados a ir aprendendo, fazendo.

Sistematizando as metodologias: exposição teórica e prática; aplicação de exercícios com casos práticos; Disponibilização de ferramentas e instrumentos de suporte à recolha e análise de métricas; Criação de momentos de partilha sobre as necessidades do mercado de trabalho e as exigências e competências técnicas solicitadas.

A avaliação é feita por meio de um teste final ( 30% ) , num trabalho de grupo (30%) , num trabalho individual ( 30%) e da participação e assiduidade (10%).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao longo da unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências inerentes aos objetivos e conteúdos previamente definidos. Espera-se que os alunos percebam a importância de recolher e analisar os dados que as ferramentas fornecem e saibam onde e que dados podem retirar para formular insights para melhor construírem planos de ação de acordo com os seus objetivos. As métricas são parte integrante de um pensamento estratégico e é a abertura e a disrupção desse pensamento crítico que alimentam, transversalmente, toda a unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Digital Business and E-Commerce Management; Dave Chaffey, Tanya Hemhill, David Edmundson-Burd @ Person

Marketing Digital para Empresas, Novais de Paula, Zeferino, Carvalho, Gouveia, Faustino, Coutinho @Perfil criativo
Web Analytics 2.0, Avinash kaushik @ Sybex