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Produção de Conteúdos na Web

Código: TSMD16    Sigla: PCW
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 14 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Márcio João Carapinha Rossado Martins - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Márcio João Carapinha Rossado Martins - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Dotar os alunos de competências técnicas, críticas e criativas nos domínios da captação, tratamento e difusão de som e imagem; 
  • Habilitar para o exercício de funções no âmbito da pré-produção, produção e pós-produção audiovisual;
  • Desenvolver competências inerentes ao trabalho de equipa, estabelecendo um diálogo construtivo entre pares;
  • Promover o debate e a discussão;
  • Fomentar a responsabilidade e autonomia.


 
  • To provide students with technical, critical and creative skills in the fields of sound and image recording, processing and dissemination;
  •  To enable students to work in the fields of audiovisual pre-production, production and post-production;
  • To develop skills inherent in teamwork, establishing a constructive dialog between peers;
  • To promote debate and discussion;
  • To foster responsability and autonomy.

Conteúdos programáticos

Podcast

  • Captação de som
  • Equipamentos, acessórios e conetores 
  • Formatos de ficheiros áudio
  • Fundamentos de edição de áudio
  • Mistura
  • Finalização de projetos - Masterização
  • Otimização para Web
Infografia
  • Representação gráfica de informação
Vídeo 
  • Equipamentos
  • Storytelling
  • Storyboard
  • Linguagem Audiovisual
  • Equipa de Produção
  • Filagem com câmara DSLR e telemóvel
  • Fundamentos de edição de imagem
  • Pós-Produção de vídeo
  • Otimização para Web



Podcast

  • Sound capture
  • Equipment, accessories, and connectors
  • Audio file formats
  • Audio editing fundamentals
  • Mixing
  • Finalizing projects - Mastering
  • Web optimization
Infographics
  • Graphical representation of information
Video
  • Equipment
  • Storytelling
  • Storyboard
  • Audiovisual Language
  • Production team
  • Filming with DSLR and Mobile Phone 
  • Fundamentals of image editing
  • Video post-production
  • Web Optimization

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular (UC), visam estimular um ambiente criativo, colaborativo de reflexão e aplicação prática no desenvolvimento de produtos audiovisuais enquadrados no Marketing Digital atual. É fundamental que os alunos dominem ferramentas de edição online e offline, assim como o equipamento de captação de áudio e imagem. Pretende-se que os alunos consigam respeitar as fases de produção para a materialização de conteúdos áudio, visuais ou audiovisuais e, ainda, perceber a importância, o desafio e as mais-valias de trabalhar em equipa, cumprindo um prazo e a respetiva planificação.




The contents of the course aim to stimulate a creative, collaborative environment of reflection and practical application in the development of audiovisual products within the framework of current Digital Marketing. It is essencial that students master online and offline editing tools, as well as audio and image capture equipment. The aim is for students to be able to respect the production phases for the materialization of audio, visual and audiovisual content, and also to understand the importance, challenge and added value of working as a part of a team respecting a deadline and respective planning. 
    

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino da UC divide-se numa componente teórica que envolve análise de exemplos práticos, debate e dinâmicas de grupo e uma componente prática, constituída por um conjunto de pequenos exercícios, onde cada aluno pode adquirir e desenvolver competências nos programas de edição de imagem e som, estabelecendo em simultâneo, pontes com os conteúdos teóricos. Transversalmente, os alunos, organizados em equipas de trabalho, têm a responsabilidade de planificar, materializar e apresentar um podcast e um vídeo onde se destaque e valorize uma marca, um produto ou uma empresa. 


A avaliação contínua será cotada de 0 a 20 valores e dividida percentualmente, da seguinte forma:
  • Desempenho em aula - 10%
  • Trabalhos de grupo - 45%
  • Trabalhos individuais - 45%
Todos os conteúdos da UC e entregas de trabalhos para avaliação, são disponibilizados e administrados através de um Sistema de Gestão de Aprendizagem. 




Continuous assessment:
  • Performance in class - 10%
  • Group work - 45%
  • individual assignments - 45%
   


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A desconstrução e análise de vários conteúdos disponíveis nos principais meios de comunicação, vai permitir associar a componente prática à componente teórica. Este diálogo de análise e reflexão com os alunos, proporciona inúmeras oportunidades de participação e envolvimento com a unidade curricular. Cada trabalho prático, contribui para o desenvolvimento do aluno no sentido do saber-fazer e consequentemente da sua autonomia. 




The deconstruction and analysis of various products available in the main media will allow the theoretical component to be combined with the practical component. This dialog of analysis and reflection with the students provides numerous opportunities for participation and involvement with the course. Each practical assignment contributes to the student¿s development in terms of know-how and, consequently, autonomy.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cialdini, R.B. (2020). Influência. A  psicologia da persuasão. Lisboa: Lua de Papel.

Fonseca, N. (2012). Introdução à engenharia de som. Lisboa: FCA.
Friedmann, A. (2010). Writing for visual media. Burligton, MA; Focal Press.
Godin, S. (2019). Isto é Marketing - Se queres ser visto, aprende a ver. (Trad. Alcinda Marinho). Porto: Porto Editora.
Marques, V. (2016). Redes Sociais 360 - Como comunicar online. Lisboa: Actual Editora.
Nogueira, L. (2010). Manuais de Cinema III. Planificação e Montagem. Covilhã: LabCom.
Rez, R. (2018). Marketing de Conteúdo. A moeda do século XXI. Barcarena: Editorial Presença.
Ribeiro, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas. Lisboa: FCA.
Simmons, A. (2006). Story Factor. Inspiration, influence, and persuasion through the art of Storytelling. New York; Ingram Publisher Services US.
Young, M. (2017). Ogilvy on advertising in the digital age. London: Bloomsbury Publishing.