• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD17
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Otimização e Publicidade nos Motores de Busca

Código: TSMD17    Sigla: OPMB
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 14 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-2-STR

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Lopes Ferreira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Antonio Manuel Ferreira Santos Roberto - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se do aluno aprovado:

  • O entendimento sobre os princípios da indexação das páginas html e da avaliação da qualidade do seu conteúdo praticados pelos motores de busca
  • O conhecimento das técnicas de otimização e publicidade nos motores de busca
  • Compreender as áreas chave do SEO Search Engine Optimization e saber aplicar estratégias conducentes à melhoria dos resultados orgânicos das pesquisas
  • Compreender a mecânica da SEA Search Engine Advertising  de forma a produzir campanhas de Publicidade que visem a  melhoria dos resultados pagos das pesquisas

Conteúdos programáticos


  • SEO Search Engine Optimization
    • Áreas Chave
    • Technical SEO 
      • Estrutura do Site e Navegação
      • Rastreio, Renderização e Indexação
      • Conteúdo Duplicado
      • PageSpeed
    • On-Page SEO
      • Keyword Research
      • Otimizar o conteúdo 
      • Otimizar as tags 
    • Off-Page SEO
      • Construção de BackLinks
      • Aumento do envolvimento dos utilizadores com a Marca nas redes sociais
  • SEA Search Engine Advertising
    • PPC Pay Per Click
    • Leilões 
    • Campanhas Google ADs

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de ensino:
  • Aulas teórico-práticas em que o docente apresenta os conteúdos de forma oral, com apoio de apresentações eletrónicas e ilustração de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos, e onde a exposição da matéria é consolidada com a realização de exercícios e subsequente apresentação e discussão da solução dos mesmos.
  • Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta de novas problemáticas e a realização dos projetos da disciplina.

Avaliação:
  • Realização de um teste prático com o peso de 50% da nota final
  • Conceção e implementação de um projeto (50% da nota final).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Eric Enge, "The Art of SEO: Mastering Search Engine Optimization", O'Reilly
  • BackLinko "SEO The Definitive Guide"