Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Espera-se do aluno aprovado:
O entendimento sobre os princípios da indexação das páginas html e da avaliação da qualidade do seu conteúdo praticados pelos motores de busca
O conhecimento das técnicas de otimização e publicidade nos motores de busca
Compreender as áreas chave do SEO Search Engine Optimization e saber aplicar estratégias conducentes à melhoria dos resultados orgânicos das pesquisas
Compreender a mecânica da SEA Search Engine Advertising de forma a produzir campanhas de Publicidade que visem a melhoria dos resultados pagos das pesquisas
Conteúdos programáticos
SEO Search Engine Optimization
Áreas Chave
Technical SEO
Estrutura do Site e Navegação
Rastreio, Renderização e Indexação
Conteúdo Duplicado
PageSpeed
On-Page SEO
Keyword Research
Otimizar o conteúdo
Otimizar as tags
Off-Page SEO
Construção de BackLinks
Aumento do envolvimento dos utilizadores com a Marca nas redes sociais
SEA Search Engine Advertising
PPC Pay Per Click
Leilões
Campanhas Google ADs
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Metodologia de ensino:
Aulas teórico-práticas em que o docente apresenta os conteúdos de forma oral, com apoio de apresentações eletrónicas e ilustração de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos, e onde a exposição da matéria é consolidada com a realização de exercícios e subsequente apresentação e discussão da solução dos mesmos.
Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta de novas problemáticas e a realização dos projetos da disciplina.
Avaliação:
Realização de um teste prático com o peso de 50% da nota final
Conceção e implementação de um projeto (50% da nota final).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Eric Enge, "The Art of SEO: Mastering Search Engine Optimization", O'Reilly