• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPE1C > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania

Aluno:Sofia Isabel Oliveira Guedes
Nº de Aluno: 170200038
 
 
Início: 2023-01-04
Inscrição Definitiva: 2023-01-04
Entrega da Tese: 2022-12-29
Defesa: 2023-01-18
 
Título da Tese: A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Tema Definitivo: A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Tema Provisório: A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Resumo: O presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte centra-se nos estágios desenvolvidos ao longo da prática de ensino supervisionada, evidenciando algumas das caraterísticas dos diferentes contextos, bem como as aprendizagens construtivas para a prática profissional. A segunda parte apresenta a componente investigativa, apresentando um estudo focado na gestão de conflitos como facilitador de Educação para a Cidadania. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de PréEscolar e 1.º Ciclo. Os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas aos docentes e de focus group com as crianças foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam a inevitabilidade da gestão dos conflitos, em contexto educativo, contribui para as práticas de Educação para a Cidadania. Uma gestão de conflitos eficaz promove o desenvolvimento de competências ao exercício de uma cidadania plena.