• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Cursos Técnicos Superiores Profissionais > TANL
Opções

Análises Laboratoriais

Sigla: TANL
Grau: Técnico Superior Profissional
Diplomas:
  • Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais
Início de Funcionamento: 2017/18
Coordenador: Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA
Planos de Estudo:

Apresentação

Aquisição de conhecimentos em ciências químicas, físicas, biologia, microbiologia, bioquímica, biologia molecular, segurança em laboratório, tratamento estatístico de resultados; acreditação e certificação de laboratórios; validação de metodologias analíticas clássicas e instrumentais, aplicação de normas nacionais e europeias, e controlo de qualidade analítica de alimentos, águas e resíduos. Aquisição de competências para planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas. Gerir e otimizar o registo de resultados obtidos e o seu tratamento estatístico. Controlar e otimizar o processo de preparação de amostras e equipamento necessário para análises. Calibrar equipamentos, validar procedimentos, elaborar cálculos estatísticos e relatórios. Efetuar o controlo de qualidade analítica numa empresa e num laboratório. Garantir a segurança e os procedimentos no âmbito de acreditação e certificação. Promover a melhoria contínua do controlo de qualidade analítico em laboratório. Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos.

Localidade(s) de Funcionamento

Santarém

Número de Horas


Nº de horas de estágio em empresas/entidades: 750 horas;

Nº de horas de trabalho autónomo: 45 horas;

Nº de horas de contacto na Escola: 45 horas;

Nº de horas total: 840 horas.

Saídas Profissionais

Controlo analítico laboratorial nas Indústrias alimentares, em laboratórios de instituições de investigação estatais e privadas, em laboratórios de prestação de serviços a agricultores e associações de agricultores, em laboratórios de prestação de serviços em análises de água e águas residuais e de controlo ambiental, gestão de sistemas de garantia da qualidade e segurança alimentar.

Condições de Acesso

Podem candidatar aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais:

a) Contingente 1: titulares do ensino secundário ou equivalente ministrado em estabelecimentos de ensino da rede IPSantarém. Os titulares de cursos de nível secundário ou equivalente, concluída nas entidades da rede de formação IPSantarém.

b) Contingente 2: titulares do ensino secundário ou equivalente ministrados em estabelecimentos de ensino não pertencentes à rede. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

c) Contingente 3: titulares das provas M23. Os aprovados nas provas M23, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março na sua redação atual.

d) Contingente 4: titulares de CET, CTeSP ou de curso superior. Os titulares de diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Mudança de Par Instituição/Curso

Veja mais informação sobre o Regime de Mudança de Par/instituição/curso aqui

Reingresso

Veja mais informação sobre o Regime de Reingresso aqui

Provas efetuadas no IPSantarém

Veja mais informação sobre as Provas a efetuar no IPSantarém (se aplicável) aqui

Rede do Ensino Profissional do IPSantarém

Consulte a Rede do Ensino Profissional do IPSantarém aqui

Tabelas de Creditação dos TeSP para as Licenciaturas

Propinas / Taxas / Emolumentos

Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos aqui

Relatório Anual de Curso

A disponibilizar brevemente

Área Científica

  • Biologia e Bioquímica
  • Física
  • Estatística
  • Informática na ótica do utilizador
  • Gestão e Administração
  • Segurança e Higiene no Trabalho
  • Química