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Biotecnologia Alimentar II

Código: LBBA1301    Sigla: BTAL2
Área Científica: Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 12 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_3

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,40
Teórico-Práticas: 1,60

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,40
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA   0,92
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   0,92
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   0,56
Teórico-Práticas Totais 1 1,60
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,80
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e aplicados em áreas específicas da biotecnologia com interesse na área alimentar, nomeadamente na produção de alimentos e sobre processos alimentares envolvendo biotecnologia (desde os fundamentos de processos tradicionais e sua otimização /industrialização até processos novos/inovadores), de modo a poderem estar capacitados para desenvolver novas aplicações em campos diversos. As áreas específicas a abordar terão principalmente incidência em processos de fermentação por microrganismos.

Conteúdos programáticos

1. Importância da biotecnologia na produção e tecnologia vegetal:
- Caracterização geral das diferentes produções vegetais;
- Expressão geográfica e económica, conjuntura e perspetivas futuras.

2. Biotecnologia na transformação de produtos de origem vegetal:
- Produção dos diferentes tipos de vinhos;
- Produção de outras bebidas alcoólicas;
- Produção de vinagres;
- Produção de picles, azeitonas de mesa, azeites e óleos vegetais;
- Processamento dos cremes de barrar, com base em produtos de origem vegetal e
- Aproveitamento de subprodutos de origem vegetal.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes atuar em diferentes áreas do conhecimento nos processos alimentares envolvendo biotecnologia. Pretende-se dotar o estudante de uma base técnico-científica para compreender os processos tecnológicos envolvidos e o controlo analítico básico dos produtos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino envolve essencialmente aulas de natureza expositiva, com recurso a meios audiovisuais; resolução de problemas de aplicação da matéria e aulas práticas e laboratoriais, obedecendo à realização de protocolo experimental e respetiva elaboração do relatório das atividades. Está previsto a realização de palestras com convidados e visitas de estudo. 


Avaliação

Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final (prova escrita);

Avaliação contínua:

- Duas provas escrita: 50% (Nota mínima de 8 valores.)
- Trabalho de pesquisa em grupo (TPG), escrito, com apresentação oral: 50%.

Exame final

Estudantes que vão diretamente a exame = 100% teste escrito e a sua aprovação requer uma classificação igual ou maior 10 valores.
Estudantes sem aprovação na avaliação contínua = 50% teste escrito + 50% TPG

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões de apresentação teóricas (T) pretende-se ministrar os fundamentos teóricos, as metodologias fundamentais e perspetivar a sua aplicação, nas áreas da formação académica dos estudantes, de acordo com os conteúdos programáticos.
As sessões teórico práticas (TP) visam a aplicação dos conceitos a situações práticas, em contexto laboratorial e de oficina tecnológica. As visitas de estudo visam a materialização e ilustração, em contexto real, da aprendizagem teórica a casos concretos da indústria. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boskou, D. (2013). Olive Oil: Chemistry and Technology. 2nd. Edition. AOCS Press, 331pp.
Dias-Cardoso, A. (2019). O vinho: da uva à garrafa. 2ª Ed. Agrobook, 444 pp.
Giudici, P.; Solieri, E. [ed.lit] (2009). Vinegars of the world. Springer: Verlag (Italia). .297p.
Gundstone F.D.; Harwood, J.L. & Dijkstra, A.J. (2007). The Lipid Handbook. 3rd edition.CRC Press, 1472 pp.
Iland, P.; Bruer, N.; Ewart, A.; Markides, A. & Sitters, J. (2004). Monitoring the winemaking process from grapes to wine techniques and concepts, 2nd edition. Patrick Iland Wine Promotions Pty, 116 pp.
Ribéreau-Gayon, P.; Dubourdieu, D., Donèche, B. & Lonvaud, A. (2006). Handbook of Enology. Vol. 1 and vol. 2, 2nd edition. Wiley.497 and 450 pp.
Sinha, N. K.; Sidhu, J. S.; Barta, J.; Wu, J.S.B. & Cano, M.P. (2012). Handbook of fruits and fruit processing. 2nd edition. Wiley-Blackwell.712 pp.