Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aplicação dos conhecimentos das UC previamente lecionadas no desenvolvimento do conceito de novos bioprodutos que valorizem matérias-primas e subprodutos de diferentes origens, na perspetiva da economia circular e da sustentabilidade ambiental. Pretende-se que os estudantes adquiram competências em trabalho colaborativo em equipa multidisciplinar.
Conteúdos programáticos
Etapas de desenvolvimento de um novo bioproduto: geração de ideias; teste de conceito, criação de protótipos; ingredientes a utilizar (novas matérias-primas); processo tecnológico (operações unitárias, equipamentos, layout); metodologia analítica a aplicar; estudo da qualidade e segurança do bioproduto; embalagem; determinação do preço do bioproduto; lançamento do novo bioproduto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia proposta assenta na aplicação e interligação de conhecimentos multidisciplinares, teóricos e práticos, adquiridos pelos estudantes não só durante as sessões presenciais da UC, bem como ao longo da sua formação académica, com aplicação no projeto de desenvolvimento de bioprodutos a partir de matérias-primas de diferentes origens. Dotar os estudantes de ferramentas que possibilitem a integração e adequação de conhecimentos em biotecnologia, segurança e controlo de qualidade, de várias metodologias analíticas, de marketing e de gestão financeira, conducentes ao desenvolvimento experimental e testagem de protótipos, tendo sempre presente o grau de inovação em bioprodutos, bem como a oportunidade de negócio através da valorização de subprodutos, o posicionamento do produto no mercado. Nas sessões teórico-práticas (TP) pretende-se ministrar fundamentos teóricos direcionados para a sua aplicação à estruturação e desenvolvimento do projeto. As sessões de orientação tutorial (OT) acompanham o desenvolvimento experimental do novo produto, em contexto laboratorial e de oficina tecnológica, bem como as etapas de pesquisa de mercado e de análise financeira, associadas ao projeto. A realização de um projeto em equipa poderá contribuir para a motivação dos estudantes, estimulada através de: 1) desenvolvimento experimental de um novo bioproduto de sua autoria; 2) contato direto com o potencial público consumidor, teste de conceito; 3) criação de protótipos e 4) identificação in-situ de problemas associados à sustentabilidade.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais: teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e orientação tutorial.
Trabalho Independente: Disponibilização on-line de material de estudo de acordo com os temas das sessões presenciais. Realização de trabalho experimental e de pesquisa para o desenvolvimento de um projeto de um novo bioproduto.
Avaliação
Avaliação contínua: obrigatória a assistência a sessões com elementos de avaliação. É constituída por 1 prova escrita (PE); parte prática (PP): Trabalho de pesquisa escrito (TP) = 1; Apresentação oral (O) = 1
- Fórmula de dispensa total de exame: 0,30 (PE) + 0,70 (TP×0,7 + O×0,3); a média de dispensa total deverá ser igual ou superior a 10 valores.
- Dispensa parcial de exame: a PE deverá ser igual ou superior a 8 valores; a PP deverá ser igual ou superior a 10 valores.
Disponibilização de material de estudo para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais e produtos a desenvolver experimentalmente.