• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1104
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Física

Código: LQANH1104    Sigla: FÍS
Área Científica: Ciências Físicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 37 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   2,67
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos: pretende-se que o estudante adquira conceitos de física fundamental e aplicada, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo e utilize corretamente as leis da física e as de unidades de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. Competências a adquirir: desenvolvimento de capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e práticos. Desenvolvimento de cálculo tecnológico.

Conteúdos programáticos

1. Análise dimensional e sistemas de unidades2. Mecânica. Fundamentos de mecânica vetorial (cinemática, dinâmica, energia, trabalho e potência), mecânica dos fluidos (hidrostática e hidrodinâmica). 3. Caracterização do comportamento reológico: lei de Hook e lei de Newton, fluido não-newtoniano. 4. Termodinâmica (leis, ciclos termodinâmicos e transferência de calor). 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo a Física uma ciência experimental, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional. Posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico, em áreas fundamentais da sua formação académica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões Presenciais: Sessões teórico-práticas (TP). Sessões práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais. Realização de problemas de aplicação; trabalho de pesquisa para a estruturação de relatórios.


Avaliação

- Avaliação contínua: obrigatória a assistência a sessões com elementos de avaliação.
- Avaliação contínua: Provas escritas (PE) = 2; Relatórios/Fichas de trabalho = 3;
- Fórmula de dispensa total: 0,65 (média PE) + 0,35 (média relatórios/fichas PL); a média de dispensa deverá ser > ou = 10; nenhuma avaliação pode ser < 8; há dispensas parciais com nota > ou = 10 .
- Exame final: prova escrita = 1; prova laboratorial = 1; é necessário obter > ou = 8 na PE para se ser admitido à PL.
- Fórmula da nota de Exame: 0,65 PE + 0,35 PL.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

- As sessões teórico-práticas (TP) centram-se na aplicação dos conceitos teóricos à resolução de casos práticos propostos, nas áreas de conhecimento ministrados.
- As sessões práticas e de laboratório (PL) visam a aplicação dos conhecimentos, em contexto laboratorial, concretamente no âmbito da mecânica dos fluidos e termodinâmica.
- As sessões de orientação tutorial (OT) visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, G. (2002). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas (3ª ed.). Lisboa: Plátano Editora.
Azevedo, E.G. (2011). Termodinâmica Aplicada (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Baker, J.. (2007). 50 Physics Ideas You Really Need to Know (1ª ed.). London: Quercus Pub.
Çengel, Y.A. & Boles, M.A. (2013). Termodinâmica (1ª ed.). McGraw-Hill, Bookman Porto Alegre.
Noronha, A., Deus, J.D., Peña, T., Pimenta, M. & Brogueira, P. (2014). Introdução à Física. Colecção Ciência e Técnico. Lisboa: Mc Graw-Hill de Portugal.
Noronha, A. & Brogueira, P. (2007). Exercícios de Física (4ªed.). Lisboa: Schaum, mc Graw-Hill.
Oliveira, L.A. & Lopes, A.G. (2012). Mecânica dos fluidos (4ªed.). Lisboa: LIDEL.

Observações