• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1105
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Anatomofisiologia I

Código: LQANH1105    Sigla: ANAT1
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 16 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 6

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Ensino Teórico: 19,00
Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   2,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fornecer ao estudante o conhecimento integrado da estrutura anatómica e fisiologia do organismo humano, tendo como referência central o aparelho locomotor.

Conteúdos programáticos

Organização Geral do Corpo Humano. Noções de química básica para a vida. O corpo humano: anatomia; fisiologia; organização estrutural e funcional. Organização estrutural e funcional da célula. Organização geral dos sistemas e aparelhos. Sistemas de Suporte e Movimento. Osteologia e tecido conjuntivo. Observação, identificação do esqueleto e descrição morfológica de acidentes articulares e não articulares nos ossos do esqueleto axial e esqueleto apendicular. Artrologia. Anatomia Muscular: unidade músculo-esquelética. Músculos esqueléticos: distribuição, nomenclatura e descrição morfológica e funcional dos músculos esqueléticos. Sistemas de Integração, Coordenação e Controlo: sistema nervoso. Caracterização histológica do tecido nervoso; organização estrutural e funcional do tecido nervoso; organização geral do sistema nervoso. Sistema nervoso central. Receptores e vias da sensibilidade: sensibilidade somática; visão; audição e equilíbrio; olfacto; paladar. Sistema nervoso periférico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. O estudo do aparelho locomotor inicia-se com a descrição do esqueleto ósseo e articular, permitindo a identificação dos graus de liberdade dos diferentes segmentos corporais e caracterização do funcionamento das articulações. Em seguida é introduzido o estudo da miologia, com a sistematização dos grandes grupos musculares e sua caracterização anatómica e funcional. Por último são abordados os aspectos de integração e coordenação da função neuromuscular, através do estudo do sistema nervoso.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos, apoiadas por apresentações PowerPoint. Nas sessões teórico-prático são resolvidas fichas de trabalho sobre os temas estudados, permitindo o esclarecimento de dúvidas.


Avaliação

Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de duas provas escritas (P1 e P2) [0,50 P1+ 0,50 P2], e pode conduzir à dispensa de exame final desde que nenhum dos elementos de avaliação tenha uma classificação inferior a 8 valores e que as suas médias sejam  maiores ou igual a 10. O exame final consta de uma prova escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, numa perspectiva que visa integrar os conhecimentos ministrados. As sessões teórico-práticas visam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes com o objetivo de apoiar a análise e integração das diferentes matérias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Seely, R. (2011). Anatomia e Fisiologia, Lisboa: Lusodidacta.
Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia. Tomo I. Sistema Osteo-articular. Lisboa FMH.
Correia, P. (2007). Anatomofisiologia. Tomo II. Função neuromuscular. Lisboa FMH.
Espanha, M.; Sivla, P.; Pascoal, A.; Correia, P.; Oliveira, R. (2007). Anatomofisiologia. Tomo III. Funções da vida orgânica interna. Lisboa FMH:
Correia, P.; Pascoal, A.; Cabri, J.; Silva, P. ; Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia, Estudos Práticos I. Aparelho Locomotor e Análise do Movimento. Lisboa FMH.
Espanha, M; Correia, P.; Pascoal, A. (2002). Anatomofisiologia. Estudos Práticos II. Aparelhos e Sistemas de Manutenção do Meio Interno. Lisboa FMH.
Guyton, A.(1997). Tratado de Fisiologia Médica (9º Edição). Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.
Starling, E.; Evans, C. (1968). Princípios de Fisiologia Humana. FCG. Lisboa.
Burkitt, H.; Young, B.; Heath, J. W. (1994). Wheater-Histologia funcional. 3ª edição. Guanabara Koogan-Rio de Janeiro.