Código: | LQANH1105 | Sigla: | ANAT1 | |
Área Científica: | Ciências Biológicas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
QANH | 16 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 1º | 6 |
Ensino Teórico: | 19,00 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Fornecer ao estudante o conhecimento integrado da estrutura anatómica e fisiologia do organismo humano, tendo como referência central o aparelho locomotor.
Organização Geral do Corpo Humano. Noções de química básica para a vida. O corpo humano: anatomia; fisiologia; organização estrutural e funcional. Organização estrutural e funcional da célula. Organização geral dos sistemas e aparelhos. Sistemas de Suporte e Movimento. Osteologia e tecido conjuntivo. Observação, identificação do esqueleto e descrição morfológica de acidentes articulares e não articulares nos ossos do esqueleto axial e esqueleto apendicular. Artrologia. Anatomia Muscular: unidade músculo-esquelética. Músculos esqueléticos: distribuição, nomenclatura e descrição morfológica e funcional dos músculos esqueléticos. Sistemas de Integração, Coordenação e Controlo: sistema nervoso. Caracterização histológica do tecido nervoso; organização estrutural e funcional do tecido nervoso; organização geral do sistema nervoso. Sistema nervoso central. Receptores e vias da sensibilidade: sensibilidade somática; visão; audição e equilíbrio; olfacto; paladar. Sistema nervoso periférico.
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. O estudo do aparelho locomotor inicia-se com a descrição do esqueleto ósseo e articular, permitindo a identificação dos graus de liberdade dos diferentes segmentos corporais e caracterização do funcionamento das articulações. Em seguida é introduzido o estudo da miologia, com a sistematização dos grandes grupos musculares e sua caracterização anatómica e funcional. Por último são abordados os aspectos de integração e coordenação da função neuromuscular, através do estudo do sistema nervoso.
O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos, apoiadas por apresentações PowerPoint. Nas sessões teórico-prático são resolvidas fichas de trabalho sobre os temas estudados, permitindo o esclarecimento de dúvidas.
Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de duas provas escritas (P1 e P2) [0,50 P1+ 0,50 P2], e pode conduzir à dispensa de exame final desde que nenhum dos elementos de avaliação tenha uma classificação inferior a 8 valores e que as suas médias sejam maiores ou igual a 10. O exame final consta de uma prova escrita.
Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, numa perspectiva que visa integrar os conhecimentos ministrados. As sessões teórico-práticas visam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes com o objetivo de apoiar a análise e integração das diferentes matérias.
Seely, R. (2011). Anatomia e Fisiologia, Lisboa: Lusodidacta.
Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia. Tomo I. Sistema Osteo-articular. Lisboa FMH.
Correia, P. (2007). Anatomofisiologia. Tomo II. Função neuromuscular. Lisboa FMH.
Espanha, M.; Sivla, P.; Pascoal, A.; Correia, P.; Oliveira, R. (2007). Anatomofisiologia. Tomo III. Funções da vida orgânica interna. Lisboa FMH:
Correia, P.; Pascoal, A.; Cabri, J.; Silva, P. ; Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia, Estudos Práticos I. Aparelho Locomotor e Análise do Movimento. Lisboa FMH.
Espanha, M; Correia, P.; Pascoal, A. (2002). Anatomofisiologia. Estudos Práticos II. Aparelhos e Sistemas de Manutenção do Meio Interno. Lisboa FMH.
Guyton, A.(1997). Tratado de Fisiologia Médica (9º Edição). Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.
Starling, E.; Evans, C. (1968). Princípios de Fisiologia Humana. FCG. Lisboa.
Burkitt, H.; Young, B.; Heath, J. W. (1994). Wheater-Histologia funcional. 3ª edição. Guanabara Koogan-Rio de Janeiro.