• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1302
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Patologia e Dietética

Código: LQANH1302    Sigla: P&D
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 14 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_3A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,87
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar conhecimentos sobre as interações entre os alimentos e doenças metabólicas e nutricionais.
Analisar o papel da terapêutica dietética no tratamento e/ou prevenção da patologia.
Desenvolvimento da capacidade de análise e decisão, sobre a terapêutica dietética a aplicar em cada quadro clínico.

Conteúdos programáticos

1-Distúrbios do comportamento alimentar
Aspectos psico-patológicos na obesidade, anorexia e bulimia.
2-Doenças associadas a deficiências nutricionais, metabólicas e funcionais
Clarificação de conceitos
Abordagem fisio-patológica (Definição, diagnóstico, prevalência, etiopatogenia, tratamento/prevenção):
-Obesidade
-Patologias gastrointestinais
-Diabetes Mellitus
-Hipertensão arterial
-Doenças cardiovasculares
-Osteoporose

-Nutrição e cancro (CCR)
3-Intervenção do técnico em nutrição humana e qualidade alimentar
Nutrição e intervenção dietética em indivíduos com doenças metabólicas, nutricionais e do comportamento alimentar.
-Objetivo de dietoterapia;
-Dietoterapia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As noções básicas sobre a psicopatologia da obesidade, anorexia e bulimia, bem como, o conhecimento sobre as doenças associadas a deficiências nutricionais, metabólicas e funcionais, no que se refere à sua definição, diagnóstico, prevalência, etiopatogenia, tratamento/prevenção, vão permitir aprofundar conhecimentos sobre as interações entre os alimentos e doenças metabólicas e nutricionais e analisar o papel da terapêutica dietética no tratamento e/ou prevenção da patologia.
Com esta unidade curricular pretende-se o desenvolvimento da capacidade de análise e decisão, sobre a terapêutica dietética a aplicar em cada quadro clínico, sendo que os conteúdos relacionados com a intervenção do técnico em nutrição humana e qualidade alimentar vão contribuir para a consecução dos objetivos propostos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Método Expositivo
Seminários


Avaliação

Todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame.
Dispensa: Assistência obrigatória a 70% das horas de seminário e orientação tutorial.
Fórmula da nota final: (Prova escrita x 0,7) + (resumo de artigo científico x 0,2) + (estudo de caso x 0,1)
Obter um mínimo de 10 valores no conjunto das provas de avaliação, sendo que na prova escrita a nota mínima são 9,5 valores.
Exame final: uma prova escrita

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo permitindo assim aos estudantes participar na sua própria aprendizagem e aceder no tempo previsto para a unidade curricular a um volume mais alargado de informação. A análise de artigos científicos permite o contacto com uma grande diversidade de perspetivas, o que facilita o atingir dos objetivos. A discussão de casos clínicos é uma metodologia que promove o desenvolvimento do pensamento critico e da tomada de decisão.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Mahan, L. & Escott-Strump, S. (2012). Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ª ed. São Paulo: Roca.

Ann M Coulston, Cheryl L. Rock, Elaine R. Monsen (2001), Nutrition in the prevention and treatment of disease, 1st Edition, Academic Press, ISBN: 0-12-193155-2.

Mahan L. K., Escott-Stump S. (2000), Krause's Food, nutrition, and Diet Therapy, 10th edition, W. B. Saunders Company, ISBN: 0-7216-7904-8.

Robert K. Murray, David A. Bender, Kathleen M. Botham, Peter J. Kennelly, Victor W. Rodwell, P. Anthony Weil (2009), Harper's Illustrated Biochemistry, 28th Edition, McGraw Hill Lange, ISBN: 978-0-07-163827-2