Código: | LQANH1305 | Sigla: | NTNA | |
Área Científica: | Ciências Biológicas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
QANH | 15 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 3º | 5 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 40,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados, no estado nutricional e no aparecimento de doenças humanas.
ENSINO TEÓRICO
Alimentos Funcionais. Probióticos, prebióticos, simbióticos, e pós-bióticos. Nutrição molecular. Desenvolvimento de novos produtos. Proteómica.
SEMINÁRIO
A indicar em cada ano.
ORIENTAÇÃO TUTORIAL
Estudos de caso.
De acordos com os objetivos traçados os conteúdos programáticos incluem os conceitos fundamentais sobre:
- Alimentos funcionais;
- Probióticos, prebióticos, simbióticos, e pós-bióticos
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Proteómica.
Os temas proporcionam uma visão abrangente da diversidade de produtos incluídos na designação de alimentos funcionais, os fatores que determinam o aparecimento de novos produtos e a importância da tecnologia de produção e da qualidade e segurança alimentar destes produtos e suas implicações em termos de saúde pública.
As sessões da unidade curricular têm caráter teórico, seminário e de orientação tutorial. A metodologia de ensino é essencialmente expositiva, maioritariamente de caráter informal para facilitar a participação dos estudantes, sendo estes solicitados e encorajados a participar ativamente.
Todos os estudantes estão admitidos a exame.
O método de ensino utilizado é coerente com os objetivos da unidade curricular porque permite a introdução de novos temas e possibilita a descrição e explicação dos conceitos do conteúdo programático.
A discussão de tópicos selecionados, o estudo, preparação e a realização do trabalho individual desenvolverão as aptidões e competências necessárias pra alcançar os resultados de aprendizagem desejados.
O regime de avaliação foi concebido para avaliar o grau de desenvolvimento das competências adquiridas.