Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Perceção das e proficiência nas tecnologias utilizadas e nos assuntos e atividades envolventes na produção e transformação de alimentos de origem animal e das suas relações com as etapas zootécnicas ao nível da produção primária, atingida, sobretudo através de atividades de pesquisa. Os futuros técnicos estarão aptos a participar em diferentes etapas das cadeias de produção, desde a produção primária até à gestão de atividades na transformação, marketing, controlo da segurança e da qualidade dos produtos, entre outros aspetos.
Conteúdos programáticos
1. Introdução.
2. Tecnologia dos produtos e seus derivados: carne; leite; produtos da pesca; ovos; mel; insetos; caraterísticas da qualidade e fatores que as determinam; instalações e equipamentos; processos tecnológicos de fabrico; ingredientes e outros; embalagem; rotulagem; higiene, conservação e doenças transmitidas; legislação e normas; controlo; outros aspetos.
3. Tecnologia dos subprodutos: grupos de subprodutos; processos tecnológicos; utilização de subprodutos; higiene, conservação, inocuidade e biossegurança.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A introdução teórica permitirá estabelecer uma estrutura de conhecimento e levar ao desenvolvimento de pesquisa à volta dos temas, de modo a que os estudantes integrem conhecimentos anteriores e a partir daí adquiram os novos conhecimentos que lhes permitirão obter novas aptidões e competências a utilizar no terreno, aplicando o conhecimento da diversidade, dos fatores, parâmetros, critérios e limites em situações reais e á inovação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Teórico-prático (42h), através da exposição de aspetos teóricos essenciais à introdução dos assuntos e ferramentas. Orientação tutorial (3h), permitirá aos estudantes, de forma interativa, através de acompanhamento por docente, adquirir conhecimentos, aptidões e competências através de pesquisa orientada e análise de situações reais.
Avaliação
Todos os estudantes inscritos na un. curricular estão admitidos a exame. Para dispensa de exame 10 ou mais valores de nota de frequência e cada elemento de avaliação com nota de 8 ou mais valores. Elementos de avaliação: 2 provas escritas, aprovação com nota igual ou superior a 10 valores. Exame: prova escrita, aprovação com nota igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os estudantes, através de referenciação de aspetos
essenciais por via teórico-prática, passarão depois a formar-se de forma semiautónoma,
através de estudo autónomo, e a incorporar de forma integrada conhecimentos
referidos no programa, bem como as aptidões e conhecimentos, através da
aplicação em sistemas reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbut, S. (2015) The science of poultry and meat processing. Guelph: University of Guelph, 764 p. Bradbear, N. (2009) Bees and their role in forest livelihoods - A guide to the services provided by bees and the sustainable harvesting, processing and marketing of their products. Rome: U. Nations, Fd. and Agric. Org.,, 194 p. FAO (2013). Milk and dairy products in human nutrition. Rome. 367p. Hall, G. (2001). Tecnologia del procesado del pescado. Zagaroza. Acribia, 320 p. Lawrie; R. A. (2004) Ciência da Carne. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 384 p. Tamime, A. Y. (2009) Milk Processing and Quality Management. Eds. Tamime, A. Y. Blackwell Pub., Ltd., 343 p. Thapon, J-L., Bourgeois, C.-M. (1994). L'oeuf et les ovoproduits. Paris: Technique et Documentation. Lavoisier, 344 p. Walstra, P. et al (2001). Ciencia de la leche y tecnología de los productos lácteos. Editorial Acribia, S.A., Zaragoza. 748 p.