Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências em áreas da física fundamental e aplicada, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo, utilize corretamente as leis da física, as unidades do Sistema Internacional de Unidades, entre outras e desenvolva capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e laboratorial.
Conteúdos programáticos
1. Análise dimensional e sistemas de unidades. 2. Mecânica. Fundamentos de mecânica vetorial (cinemática, dinâmica, energia, trabalho e potência), mecânica dos fluidos (hidrostática e hidrodinâmica), resistência de materiais (elasticidade e plasticidade). 3. Termodinâmica. Leis, ciclos termodinâmicos e transferência de calor.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sendo a Física uma ciência experimental, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional. Posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico, em áreas fundamentais da sua formação académica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais: Sessões teóricas (T). Sessões aplicadas, práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais.
Avaliação
- Avaliação contínua: obrigatória a assistência a 75% das sessões presenciais, incluindo todas as sessões com elementos de avaliação. - Avaliação contínua: Provas escritas (PE) = 2; Relatórios/Fichas de trabalho (PL) = 3; - Fórmula de dispensa total: 0,65 (média PE) + 0,35 (média PL); a média de dispensa deverá ser => 10; nenhuma avaliação pode ser < 8; há dispensas parciais com => 10. - Exame final: são admitidos a exame final nesta unidade curricular, os estudantes que nela estejam inscritos. - Exame final: prova escrita = 1; prova laboratorial = 1; é necessário obter => 8 na PE para se ser admitido à PL. - Fórmula da classificação de Exame: 0,65 PE + 0,35 PL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ensino teórico visa a exposição dos conceitos teóricos para a posterior aplicação à resolução de casos práticos propostos, pretendendo-se dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico; as sessões práticas e de laboratório têm como objectivo a aplicação de conhecimentos, em contexto laboratorial; as sessões de orientação tutorial visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ALMEIDA, G. (1988). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas. Plátano Editora AZEVEDO, E. G. (1995). Termodinâmica Aplicada. Escolar Editora. BAKER, J. (2007). Physics ideas. Quercus Pub. Pic., London. CENGEL, Y.A.; BOLES, M. A. (2001) Termodinâmica; Rodrigues, E.; Ferreira, J.P.; Martins, J. [trad. pt]. 3ª Ed. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. DEUS, J.D.; PIMENTA, M.; NORONHA, A.; PEÑA, T.; BROGUEIRA, P. (1992). Introdução à Física. Colecção Ciência e Técnico. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa ÍNDIAS, M.A.C. (1994). Curso de Física. Vol. I e II. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. NORONHA, A.; BROGUEIRA, P. (1994). Exercícios de Física. Schaum: Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. OLIVEIRA, L.A.; LOPES, A.G. (2007). Mecânica dos fluidos. ETEP: LIDEL, Lisboa.