Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes uma aprendizagem das diferentes metodologias e técnicas usadas na avaliação física e reológica de diferentes tipos de materiais (alimentos fluidos, semi-sólidos e sólidos).
Conteúdos programáticos
Métodos de medição de propriedades físicas e de controlo de qualidade de alimentos.
1. Análise Física - Métodos óticos: Colorimetria; refratometria; polarimetria. Métodos mecânicos: granulometria; dimensão e forma das partículas; massa volúmica; propriedades empíricas. Métodos térmicos e de difusão: teor de humidade; teor de cinzas; ponto de fusão; calor mássico; atividade da água.
2. Análise Reológica - Leis de Hooke e de Newton. Fluidos não newtonianos. Viscosimetria. Ensaios de textura. Análise do perfil de textura. Ajuste de modelo matemático e tratamento estatístico dos resultados experimentais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: exposição de conceitos teóricos de análise instrumental. Sessões práticas de laboratório: determinações de parâmetros analíticos de análise instrumental. Orientação tutorial: resolução de problemas de aplicação e estruturação de relatórios.
Para a avaliação contínua é obrigatória a assistência às sessões com elementos de avaliação.
Avaliação
Avaliação contínua: Fichas de trabalho (PP) - 8; ficha de avaliação individual (FA) -1.
Dispensa total: 0,60 (média PP) + 0,40 (FA); média de dispensa igual ou superior a 10; nenhuma avaliação pode ser inferior 8.
Dispensa parcial: classificação maior ou igual a 10 num dos elementos de avaliação (FA ou PP).
É condição para admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Exame final: prova escrita (PE) - 1; prova laboratorial (PL) - 1; classificação maior ou igual a 8 na PE para admissão à PL.
Exame final: 0,40 (PE) + 0,60 (PL).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alvarado, J.; Aguilera, J. (2001). Métodos para medir propriedades físicas em indústrias de alimentos. Editorial Acribia, S. A. Zaragoza.
Bourne, Malcolm C. (2002). Food Texture and Viscosity: concept and measurement. Academic Press.
Castro, A. G.; Covas, J. A.; Diogo, A. C. (2001). Reologia e suas Aplicações Industriais. Instituto Piaget, Ciência e Técnica.
Culver, C. A. & Wolrstad, R. E. (2007). Color quality of fresh and processed food. ACS Division of Agricultural and Food Chemistry, Inc..
Engler, O. et al. (2010). Introduction to Texture Analysis. CRC Press 2ª edição ISBN 978-1-4200-6365-3.
Nunes, M. C. N. (2008). Colour Atlas of Postharvest Quality of Fruits and Vegetables. Blackwell Publishing, 1ª edição.
Rosenthal, Andrew J. (2000). Food Texture: Measurement and Perception. Aspen Publication.
Zenebon, O.; Pascuet, N. e Tiglea, P. (2008). Métodos físico-químicos para análise de alimentos. Instituto Adolfo Lutz, S. Paulo, 4ª edição.