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Física

Código: LQANH1104    Sigla: FÍS
Área Científica: Ciências Físicas

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 25 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Joana Patrícia Araújo Ferreira - ESA   2,20
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   1,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos: pretende-se que o estudante adquira conceitos de física fundamental e aplicada, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo e utilize corretamente as leis da física e as de unidades de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. Competências a adquirir: desenvolvimento de capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e práticos. Desenvolvimento de cálculo tecnológico.

Conteúdos programáticos

1. Análise dimensional e sistemas de unidades. 2. Mecânica: cinemática, dinâmica, conceito de trabalho, energia cinética, energia potencial gravítica, energia potencial elástica, energia mecânica, conservação de energia mecânica e conceito de potência (absorvida, útil e dissipada). 3. Mecânica dos fluidos: hidrostática (conceito de pressão, densidade e massa volúmica); conceito de tensão superficial; hidrodinâmica (conceito de viscosidade); tipos de escoamento de fluidos, princípio de conservação de massa e quantidade de movimento, princípio de Bernoulli. 4. Caracterização do comportamento reológico: lei de Hook e lei de Newton, fluido nãonewtoniano. 5. Termodinâmica: escalas de temperatura relativa e absoluta, propriedades termodinâmicas, conceito de calor sensível e latente, funções de estado, primeira e segunda leis, ciclos termodinâmicos. Componente prática: Determinação experimental de propriedades físicas. Estudo do escoamento de fluidos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo a Física uma ciência experimental, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional. Posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico, em áreas fundamentais da sua formação académica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões Presenciais: Sessões teórico-práticas (TP). Sessões práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais. Realização de problemas de aplicação; trabalho de pesquisa para a estruturação de relatórios.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE), o resultado terá de ser >= 10 valores; 3 provas práticas, Fichas de trabalho (FT) a classificação terá de ser >= 10 valores.
Condições para dispensa total: 0,65 (média PE) + 0,35 (média FT) a média de dispensa deverá ser maior ou igual a 10; há dispensas parciais com nota superior ou igual a 10 valores.
Nas provas escritas é obrigatória uma inscrição no MOODLE, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.
Exame final: prova escrita (PE) = 1; prova laboratorial (PL) = 1; é necessário obter classificação superior ou igual a 8 valores na PE para ser admitido à PL; a aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Classificação em Exame final: 0,65 PE + 0,35 PL.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

- As sessões teórico-práticas (TP) centram-se na aplicação dos conceitos teóricos à resolução de casos práticos propostos, nas áreas de conhecimento ministrados.
- As sessões práticas e de laboratório (PL) visam a aplicação dos conhecimentos, em contexto laboratorial, concretamente no âmbito da mecânica dos fluidos e termodinâmica.
- As sessões de orientação tutorial (OT) visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, G. (2002). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas (3ª ed.). Lisboa: Plátano Editora.
Azevedo, E.G. (2011). Termodinâmica Aplicada (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Baker, J.. (2007). 50 Physics Ideas You Really Need to Know (1ª ed.). London: Quercus Pub.
Çengel, Y.A. & Boles, M.A. (2013). Termodinâmica (1ª ed.). McGraw-Hill, Bookman Porto Alegre.
Noronha, A., Deus, J.D., Peña, T., Pimenta, M. & Brogueira, P. (2014). Introdução à Física. Colecção Ciência e Técnico. Lisboa: Mc Graw-Hill de Portugal.
Noronha, A. & Brogueira, P. (2007). Exercícios de Física (4ªed.). Lisboa: Schaum, mc Graw-Hill.
Oliveira, L.A. & Lopes, A.G. (2012). Mecânica dos fluidos (4ªed.). Lisboa: LIDEL.

Observações