Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências em áreas da física fundamental e aplicada, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo, utilize corretamente as leis da física, as unidades do Sistema Internacional de Unidades, entre outras e desenvolva capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e laboratorial.
Conteúdos programáticos
1. Análise dimensional e sistemas de unidades. 2. Mecânica: cinemática, dinâmica, conceito de trabalho, energia cinética, energia potencial gravítica, energia potencial elástica, energia mecânica, conservação de energia mecânica e conceito de potência (absorvida, útil e dissipada). 3. Mecânica dos fluidos: hidrostática (conceito de pressão, densidade e massa volúmica); conceito de tensão superficial; hidrodinâmica (conceito de viscosidade). 4. Caracterização do comportamento reológico: lei de Hook e lei de Newton, fluido não newtoniano. 5. Termodinâmica: escalas de temperatura relativa e absoluta, propriedades termodinâmicas, conceito de calor sensível e latente, funções de estado, primeira e segunda leis, ciclos termodinâmicos. Componente prática: Determinação experimental de propriedades físicas. Estudo do escoamento de fluidos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sendo a Física uma ciência experimental, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional. Posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico, em áreas fundamentais da sua formação académica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais: Sessões teóricas (T). Sessões aplicadas, práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE), o resultado terá de ser >= 8 valores; 3 provas práticas, Fichas de trabalho (FT) a classificação terá de ser >= 8 valores. Condições para dispensa total: 0,65 (média PE) + 0,35 (média FT) a média de dispensa deverá ser maior ou igual a 10; há dispensas parciais com nota superior ou igual a 8 valores. Nas provas escritas é obrigatória uma inscrição no MOODLE, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova. Exame final: prova escrita (PE) = 1; prova laboratorial (PL) = 1; é necessário obter classificação superior ou igual a 8 valores na PE para ser admitido à PL; a aprovação requer uma classificação >= 10 valores. Classificação em Exame final: 0,65 PE + 0,35 PL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ensino teórico visa a exposição dos conceitos teóricos para a posterior aplicação à resolução de casos práticos propostos, pretendendo-se dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo tecnológico e analítico; as sessões práticas e de laboratório têm como objectivo a aplicação de conhecimentos, em contexto laboratorial; as sessões de orientação tutorial visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ALMEIDA, G. (1988). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas. Plátano Editora AZEVEDO, E. G. (1995). Termodinâmica Aplicada. Escolar Editora. BAKER, J. (2007). Physics ideas. Quercus Pub. Pic., London. CENGEL, Y.A.; BOLES, M. A. (2001) Termodinâmica; Rodrigues, E.; Ferreira, J.P.; Martins, J. [trad. pt]. 3ª Ed. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. DEUS, J.D.; PIMENTA, M.; NORONHA, A.; PEÑA, T.; BROGUEIRA, P. (1992). Introdução à Física. Colecção Ciência e Técnico. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa ÍNDIAS, M.A.C. (1994). Curso de Física. Vol. I e II. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. NORONHA, A.; BROGUEIRA, P. (1994). Exercícios de Física. Schaum: Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa. OLIVEIRA, L.A.; LOPES, A.G. (2007). Mecânica dos fluidos. ETEP: LIDEL, Lisboa.