Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes uma aprendizagem das diferentes metodologias e técnicas usadas na avaliação física e reológica de diferentes tipos de materiais (alimentos fluidos, semi-sólidos e sólidos).
Conteúdos programáticos
Métodos de medição de propriedades físicas e de controlo de qualidade de alimentos.
1. Análise Física - Determinação da massa volúmica, teor de humidade, atividade da água, calor mássico de alimentos. Métodos óticos: colorimetria; refratometria; polarimetria e NIR ensaios expeditos
2. Análise Reológica - Leis de Hooke e de Newton. Fluidos não newtonianos. Viscosimetria. Ensaios de textura. Análise do perfil de textura. Ajuste de modelo matemático e tratamento estatístico dos resultados experimentais. Ensaios imitativos reológicos da determinação da aptidão tecnológica de cereais: moagem de grão de cereais em laboratório, alveógrafo, farinógrafo e índice de queda.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: exposição de conceitos teóricos de análise instrumental. Sessões práticas de laboratório: determinações de parâmetros analíticos de análise instrumental. Orientação tutorial: resolução de problemas de aplicação e estruturação de relatórios.
Para a avaliação contínua é obrigatória a assistência às sessões com elementos de avaliação.
Avaliação
Avaliação contínua: 8 Fichas de trabalho (FT); 1 Ficha de avaliação individual (FA) a classificação terá de ser >= 10 valores. Condições para dispensa total: 0,60 (média FT) + 0,40 (média FA) a média de dispensa deverá ser maior ou igual a 10; há dispensas parciais com nota superior ou igual a 10 valores. Exame final: prova escrita (PE) = 1; prova laboratorial (PL) = 1; é necessário obter classificação superior ou igual a 8 valores na PE para ser admitido à PL. A aprovação requer uma classificação >= 10 valores. Classificação em Exame final: 0,40 PE + 0,,60 PL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alvarado, J.; Aguilera, J. (2001). Métodos para medir propriedades físicas em indústrias de alimentos. Editorial Acribia, S. A. Zaragoza.
Bourne, Malcolm C. (2002). Food Texture and Viscosity: concept and measurement. Academic Press.
Castro, A. G.; Covas, J. A.; Diogo, A. C. (2001). Reologia e suas Aplicações Industriais. Instituto Piaget, Ciência e Técnica.
Culver, C. A. & Wolrstad, R. E. (2007). Color quality of fresh and processed food. ACS Division of Agricultural and Food Chemistry, Inc..
Engler, O. et al. (2010). Introduction to Texture Analysis. CRC Press 2ª edição ISBN 978-1-4200-6365-3.
Nunes, M. C. N. (2008). Colour Atlas of Postharvest Quality of Fruits and Vegetables. Blackwell Publishing, 1ª edição.
Rosenthal, Andrew J. (2000). Food Texture: Measurement and Perception. Aspen Publication.
Zenebon, O.; Pascuet, N. e Tiglea, P. (2008). Métodos físico-químicos para análise de alimentos. Instituto Adolfo Lutz, S. Paulo, 4ª edição.