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Anatomofisiologia II

Código: LQANH1155    Sigla: ANAT2
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 28 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 6,5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Ensino Teórico: 20,00
Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,54
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,46
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,81
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   2,19

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudo funcional e estrutural do corpo humano. Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar fenómenos relacionados com a estrutura e fisiologia de diversos sistemas do organismo humano.

Conteúdos programáticos

Sistemas de Suporte e Movimento: Histologia e Fisiologia do Músculo-esquelético. Sistemas de Regulação e Manutenção do Meio Interno. Sistema nervoso autónomo. Sistema endócrino. Aparelho Cardiovascular. Função cardíaca; Regulação da actividade cardíaca. Métodos de estudo da actividade cardíaca. Sistema vascular. Dinâmica da circulação. Sistema linfático e sistema imunitário: Estrutura e funções; Imunidade inata, adaptativa e adquirida. Aparelho respiratório. Estrutura e função. Pulmões e pleuras; Zonas condutoras e de trocas gasosas. Ventilação pulmonar. Parâmetros respiratórios. Mecanismos reguladores. Aparelho digestivo. Descrição anatómica e fisiológica. Perspectiva geral, histológica e fisiológica. Funções do aparelho digestivo. Digestão, absorção e transporte. Aparelho urinário. Anatomia e fisiologia. Rim: Anatomia; estrutura macroscópica e microscópica. Funções reguladoras do rim. Regulação da concentração e volume urinário. Vias urinárias.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. São estudados os sistemas e aparelhos que contribuem para a manutenção das funções vitais do organismo humano. De forma diferenciada ou de forma complementar, um conjunto de sistemas e aparelhos contribuem para a realização das funções metabólicas. Os aparelhos digestivo, respiratório e urinário fornecendo, respectivamente, os nutrientes e o oxigénio e removendo o dióxido de carbono e os catabolitos, com a circulação destes elementos assegurada pelo aparelho cardiovascular. A regulação harmoniosa destes aparelhos é da responsabilidade dos sistemas nervoso autónomo e endócrino.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos, apoiadas por apresentações PowerPoint. Nas sessões de ensino teórico-prático são usados modelos anatómicos específicos que permitem uma melhor compreensão da anatomia e fisiologia do organismo humano. Nestas sessões são resolvidas fichas de trabalho sobre os temas estudados, permitindo o esclarecimento de dúvidas.
Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua pressupõe a assistência obrigatória a 2/3 das sessões teórico-práticas e consta de duas provas escritas (P1 e P2) [(0,35 P1+ 0,65 P2], e pode conduzir à dispensa de exame final desde que nenhum dos elementos de avaliação tenha uma classificação inferior a 8 valores e que as suas médias sejam maiores ou iguais a 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, numa perspectiva que visa integrar os conhecimentos ministrados. As sessões teórico-práticas visam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes com o objetivo de apoiar a análise e integração das diferentes matérias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Seely, R. (2011). Anatomia e fisiologia, Lisboa: Lusodidacta.
Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia. Tomo I. Sistema Osteo-articular. Lisboa FMH.
Correia, P. (2007). Anatomofisiologia. Tomo II. Função neuromuscular. Lisboa FMH.
Espanha, M.; Siiva, P.; Pascoal, A.; Correia, P.; Oliveira, R. (2007). Anatomofisiologia. Tomo III. Funções da vida orgânica interna. Lisboa FMH:
Correia, P.; Pascoal, A.; Cabri, J.; Silva, P. ; Espanha, M. (2006). Anatomofisiologia, Estudos Práticos I. Aparelho Locomotor e Análise do Movimento. Lisboa FMH.
Espanha, M; Correia, P.; Pascoal, A. (2002). Anatomofisiologia. Estudos Práticos II. Aparelhos e Sistemas de Manutenção do Meio Interno. Lisboa FMH.
Guyton, A.(1997). Tratado de Fisiologia Médica (9º Edição). Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.
Starling, E.; Evans, C. (1968). Princípios de fisiologia humana. FCG. Lisboa.
Burkitt, H.; Young, B.; Heath, J. W. (1994). Wheater-Histologia funcional. 3ª edição. Guanabara Koogan-Rio de Janeiro.

Observações