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Nutrição e Alimentação ao Longo da Vida

Código: LQANH1253    Sigla: NALV
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 16 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,27
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,73
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,27
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,73

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre a dieta e a manutenção da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.
Analisar as necessidades nutricionais de cada grupo ao longo do ciclo vital com a aplicação de dietas alimentares. 

Conteúdos programáticos

1.1. Crescimento e desenvolvimento: multidisciplinaridade na saúde e na alimentação 

1.2. Caracterização bio-psico-social dos diferentes grupos etários nos seus diferentes contextos
Infância (1 a 3, 3 a 6, 6 a 10 anos)
Adolescência
Adultos (e gravidez da mulher)
Idosos
1.3. Técnicas de promoção da saúde ao longo do ciclo de vida
1.3.1. Adoção de hábitos alimentares saudáveis e mensagens publicitárias
2. Necessidades nutricionais de cada grupo etário e aplicação de dietas alimentares.
2.1. Conceitos Gerais
2.2. Avaliação do Estado Nutricional
2.3. Cálculo de Necessidades Nutricionais
2.4. Elaboração de um plano alimentar para um dia
2.5. Aconselhamento dietético
2.6. Nutrição Pediátrica
2.7. Nutrição na Adolescência
2.8. Nutrição na Gestação e Lactação
2.9. Nutrição em Geriatria 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Relativamente ao ponto 1: Saberes multidisciplinares, área saúde e alimentação. Caraterização biopsicosocial, grupos etários na escola, trabalho, organizações prestadoras de cuidados sociais e de saúde. Promoção da saúde e adoção de comportamentos alimentares saudáveis. Descodificação de mensagens publicitárias e adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Relativamente ao ponto 2: Influência da nutrição no ciclo de vida; Avaliação do estado nutricional em diferentes situações. Estimativas das necessidades nutricionais. Plano alimentar para um dia, recorrendo à adaptação individual. Aconselhamento dietético em função do ciclo de vida. Importância da alimentação, considerando especialmente a infância. Estratégias para corrigir ou minimizar alterações alimentares na adolescência. Programação de correta nutrição e alimentação nas fases préconcecional, de gestação e lactação. Contextualização das alterações fisiológicas e nutricionais dos idosos, para adequação da alimentação. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas Teóricas, Método expositivo com recurso aos multimédia. Aulas TeóricoPráticas: Simulação em sala de aula de técnica individual de entrevista de anamnese alimentar e de sessões de promoção da saúde no âmbito dos hábitos alimentares de grupos. Orientação Tutória: Apoio e acompanhamento científico-pedagógico destinado ao estudo dirigido de temáticas da Unidade Curricular, em que o discente e o docente desenvolvem um trabalho conjunto, de modo a reforçar as capacidades e competências do estudante.
Regime de avaliação:
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
Dispensa: Obrigatória a assistência a 85% das aulas teórico-práticas e de orientação tutorial.
Provas de Avaliação para Dispensa: Uma prova escrita (PE), com classificação mínima de 10 valores, e um trabalho de grupo, com apresentação oral (TG). Obtenção de um mínimo de 10 valores no conjunto das provas de avaliação, em que 70% (PE) + 30% (TG). Exame final: uma prova escrita. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Aulas Teóricas (T), Método expositivo com recurso aos multimédia
Aulas Teórico-Práticas (TP), Simulação em sala de aula de técnica individual de entrevista e de sessões de promoção da saúde (SPS), no âmbito dos hábitos alimentares de grupos, de acordo com os diferentes contextos da comunidade; elaboração de planeamento escrito de SPS, em sala de aula, seguida de discussão com fundamentação teórica das opções adotadas de acordo com características dos grupos etários.
Resolução e discussão de problemas, com vista à promoção, aquisição e desenvolvimento das competências técnicas necessárias à futura atividade profissional, bem como, estabelecer a relação entre os ensinamentos adquiridos nas aulas teóricas e a sua aplicação prática.
Orientação Tutória (OT), Apoio e acompanhamento científico-pedagógico destinado ao estudo dirigido de temáticas da Unidade Curricular, em que o discente e o docente desenvolvem um trabalho conjunto, sob orientação deste último, de modo a reforçar capacidades e competências do estudante. (Adaptação alimentar às diversas faixas etárias em estudo) 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carmo I., Santos O., Camolas J. & Vieira J. (2008). Obesidade em Portugal e no Mundo. Editorial do Ministério da Educação: Lisboa, 366 pp.
Berdanier, C. (2007). Handbook of Nutrition and Food. (2ª ed.). USA: CRC Press, 1288 pp.
Feny, M. & Alix, E. (2004). A Nutrição da Pessoa Idosa. 2ª ed. Loures: Lusociência, 416 pp.
Mahan, L. & Escott-Strump, S. (2012). Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. (13ª ed.). São Paulo: Roca, 1370 pp.
Ross, A.; Caballero, B.; Cousins, R.; Tucker, K. & Ziegler, T. (2012). Modern Nutrition in Health & Disease. (11ª ed.). USA: Manole, 1224 pp.