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Nutrição e Saúde Pública

Código: LQANH1254    Sigla: NSP
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 14 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,13
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   0,74
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,13
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   0,74
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos sobre: Fatores determinantes do consumo de alimentos e sua relação com a saúde. Desenvolver capacidades para aplicar técnicas de avaliação do estado nutricional de indivíduos e populações e estudar a sua relação com desenvolvimento/prevenção de doenças. Desenvolver competências para ser promotor de saúde e resolução de problemas nutricionais de acordo com os recursos materiais e humanos e comunidade.

Conteúdos programáticos

Ensino Teórico, Ensino Teórico-Prático e Orientação Tutorial
1. Epidemiologia e doenças associadas à alimentação.
2. Problemas Nutricionais e Saúde Pública em diferentes grupos populacionais: interação entre nutrição, estilo de vida e outros fatores de risco das principais doenças não transmissíveis.
3. Estudos Epidemiológicos Nutricionais: estudos de intervenção e estudos observacionais coorte, caso controlo e secional cruzado.
4. Informação e Investigação em Nutrição Comunitária.
5. Programas Governamentais de intervenção na área da Nutrição e Alimentação.
6. Indicadores de saúde e de nutrição: avaliação nutricional direta de populações,
7. Promoção de alimentação saudável; Educação para a alimentação e saúde.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular começa por dar uma visão geral das doenças infecciosas e não infecciosas relacionadas com a alimentação. De seguida, são adquiridos conhecimentos aprofundados sobre fatores de risco associados a doenças não transmissíveis e competências em técnicas para avaliação nutricional de indivíduos e populações. Estes conhecimentos são posteriormente utilizados para desenvolver capacidades de análise e implementação de estudos epidemiológicos, assim como de desenvolver e aplicar programas de educação alimentar e prevenção de doenças a nível comunitário.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino TP, envolvendo exposição dos conceitos por meio de apresentação audio-visual, seguido de análise de artigos científicos e casos estudo em grupo pelos estudantes e discussão final em sala de aula. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica. A avaliação será efetuada por meio de provas escritas e trabalhos de grupo.
Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final.
Dispensa: obrigatória a assistência a 85% das aulas teórico-práticas e de orientação tutorial. Obtenção de um mínimo de 10 valores em cada uma das seguintes provas: 1 prova escrita;1 Trabalho de grupo escrito com apresentação oral.
Fórmula da nota final: (Prova escrita x 0,6) + (Trabalho escrito + Apresentação oral x 0,3) + (entrega e análise de artigos x 0,1).
Exame final: 1 prova escrita. Obtenção de 10 valores. Para os estudantes com aproveitamento na TP a nota exame final é 60% T e 40% TP, para os estudantes sem aproveitamento na TP a nota do exame escrito é 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de apresentação audio-visual pretende-se dar os fundamentos teóricos. Em sessões
teórico-práticas pretende-se analisar artigos científicos recentes sobre os fatores de risco de doenças não transmissíveis, particularmente no que respeita à alimentação e resolver estudos caso de epidemiologia nutricional, assim como fomentar o trabalho e discussão em grupo. As sessões tutoriais destinam-se a acompanhar os estudantes na pesquisa, análise de artigos científicos e tratamento de dados relevantes na unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aschengrau, A.; Seage III; G.R. (2008). Essentials of Epidemiology in Public Health, 2ª ed, Jones and Bartlett Publishers, Inc, USA.
Bendich, A.; Deckelbaum, R. J. (2005). Preventive Nutrition, the comprehensive guide for health professionals. 3nd edition. Humana Press, Totowa, New Jersey.
Cappacci et al. (2012). Policies to promote healthy eating in Europe: a structured review of policies and their effectiveness. Nutrition Reviews, Vol. 70 (3):188-200.
Doyle, M. P.; Beuchat, L.R.; Montville, T.J. (2007). Food Microbiology, fundamentals and frontiers, 3nd edition, ASM Press, Washington, D.C.
Department for International Development (DFID, 2009). The Neglected Crises of Undernutrition: Evidence for Action. DFID, Glasgow.
Perk et al. (2012) European Guidelines on cardiovascular disease prevention in clinical practice (version 2012) European Heart Journal 33, 1635-1701.

Majem Lluís Serra; Nutrición e salud pública. ISBN: 84-458-1528-8, 2006.

Observações