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Novas Temáticas em Nutrição e Alimentação

Código: LQANH1305    Sigla: NTNA
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 15 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_3A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Paula Martins Farinha Resende - ESA   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,87
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Paula Martins Farinha Resende - ESA   0,13
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados, no estado nutricional e no aparecimento de doenças humanas.

Conteúdos programáticos

ENSINO TEÓRICO
Alimentos Funcionais. Probióticos, prebióticos, simbióticos, e pós-bióticos. Nutrição molecular. Desenvolvimento de novos produtos. Proteómica.
SEMINÁRIO
A indicar em cada ano.
ORIENTAÇÃO TUTORIAL
Estudos de caso. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De acordos com os objetivos traçados os conteúdos programáticos incluem os conceitos fundamentais sobre:

- Alimentos funcionais;

- Probióticos, prebióticos, simbióticos, e pós-bióticos

- Desenvolvimento de novos produtos;

- Proteómica.

Os temas proporcionam uma visão abrangente da diversidade de produtos incluídos na designação de alimentos funcionais, os fatores que determinam o aparecimento de novos produtos e a importância da tecnologia de produção e da qualidade e segurança alimentar destes produtos e suas implicações em termos de saúde pública.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As sessões da unidade curricular têm caráter teórico, seminário e de orientação tutorial. A metodologia de ensino é essencialmente expositiva, maioritariamente de caráter informal para facilitar a participação dos estudantes, sendo estes solicitados e encorajados a participar ativamente.

Todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame.

A avaliação consiste no desenvolvimento de um trabalho de pesquisa individual com apresentação escrita (AE-65%) e oral (AO-35%).

Condições de dispensa a exame: assistência a 75% das sessões com seminário e a classificação do TP deverá ser maior ou igual a 10.

Exame final: 1 prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino utilizado é coerente com os objetivos da unidade curricular porque permite a introdução de novos temas e possibilita a descrição e explicação dos conceitos do conteúdo programático.
A discussão de tópicos selecionados, o estudo, preparação e a realização do trabalho individual desenvolverão as aptidões e competências necessárias pra alcançar os resultados de aprendizagem desejados.
O regime de avaliação foi concebido para avaliar o grau de desenvolvimento das competências adquiridas.    

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Mattila-Sandholm, T. & Saarela, M. (2011). Functional dairy products,Woodhead Publishing Ltd and CRC Press LLC, Cambridge CB1 6AH, England.

Gordon W. Fuller (2005). New Food Product Development: from concept to marketplace. CRC Press.

Morayma Ramírez Damián, Naima G. Cortes-Perez, Erika T. Quintana, et al., (2022). Functional Foods, Nutraceuticals and Probiotics: A Focus on Human Health. Microorganisms. 10, 1065.

Priyamvada Thorakkattu, Anandu Chandra Khanashyam, Kartik Shah, et al., (2022). Postbiotics: Current Trends in Food and Pharmaceutical Industry. Foods. 11, 3094.

Milan Kumar Lal, Eshita Sharma, Rahul Kumar Tiwari et al., (2022). Nutrient-Mediated Perception and Signalling in Human Metabolism: A Perspective of Nutrigenomics. Int. J. Mol. Sci. 2022, 23, 11305.