Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes no domínio da segurança no trabalho em laboratórios, dando a conhecer os principais riscos associados a esta atividade, enquadrando-as devidamente na legislação em vigor, de forma a aplicá-los no âmbito da sua actividade profissional, visando a redução da sinistralidade laboral. O estudante, no final da Unidade Curricular, será capaz de: - Identificar os perigos inerentes à actividade laboral/posto de trabalho em laboratórios; - Avaliar os riscos decorrentes da exposição dos trabalhadores aos respectivos perigos; - Propor medidas de prevenção e de protecção adequadas aos riscos avaliados, respeitando os princípios gerais de prevenção; - Assegurar o cumprimento das disposições legais em matéria de SHST.
Conteúdos programáticos
1 - Enquadramento da segurança no trabalho; conceitos fundamentais de segurança no trabalho; sistema nacional de prevenção de riscos profissionais; 2 - Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho; 3 - Perigos/Riscos profissionais: físicos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais; 4 - Instalações laboratoriais e níveis de confinamento; 5 - Identificação de perigos/riscos em laboratórios; 6 - Avaliação de riscos em laboratórios: medidas de controlo (preventivas e de proteção); 7 - Sinalização de segurança; 8 - Prevenção contra incêndios e organização da emergência; 9 - Eliminação de resíduos laboratoriais.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Métodos pedagógicos : Método expositivo; Método demonstrativo; Método ativo. Avaliação: - Avaliação contínua: Um trabalho prático/pesquisa escrito, de grupo, máximo 4 estudantes, com apresentação e discussão oral (60 %). Este trabalho escrito tem uma ponderação de 70% e a discussão individual tem uma ponderação de 30%. Um teste escrito (40%). -Condições para dispensa total: - Obter um mínimo de 8 valores no trabalho prático/pesquisa; - Obter um mínimo de 8 valores no teste escrito; - Assistência a, pelo menos, 75% das aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo (exceto para trabalhadores estudantes). -Fórmula de dispensa total: 0,6 trabalho prático/pesquisa + 0,4 teste escrito maior ou igual a 10 valores. Exame final 1 prova escrita (40%) + trabalho realizado no semestre (60%); nenhum elemento pode ter classificação inferior a 8 valores, ou 1 prova escrita (100%).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
-Cabral, F. 2011. Segurança e saúde do trabalho - manual de prevenção de riscos profissionais. 1ª edição. Verlag Dashofer, Lisboa. -Farrás, M.G.R.; Solá, X.G. & Carrera, E.G. 1996. NTP 433: Prevención del riesgo en el laboratorio. Instalaciones, material de laboratorio y equipos. Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo. Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales. Madrid. -Freitas LC. 2008. Manual de segurança e saúde do trabalho. Edições Sílabo, Lisboa. -Solá, X.G.; Farrás, M.G.R. & Carrera, E.G. 1996. NTP 432: Prevención del riesgo en el laboratorio. Organización y recomendaciones generales. Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo. Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales. Madrid. -Vidal, J.M.C.; Solá, X.G. & Sierra, E.T. 1985. NTP 135: Seguridad en el laboratorio: -"Cuestionario de Seguridad". Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo. Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales. Madrid.