• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSMD06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas de Comunicação Digital

Código: TSMD06    Sigla: TCD
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSMD 29 Aviso n.º 11807/2022, de 9 de junho 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TMD-1-STR

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver uma estratégia de comunicação de marketing digital; articular a interconectividade entre várias actividades de marketing promocional necessárias para a criação de actividades de marketing bem sucedidas na Internet; utilizar os termos, os conceitos e os métodos usados na comunicação integrada de marketing, orientados para a comunicação de media digitais.

Conteúdos programáticos

1. Ambiente de E-marketing e digital marketing
2. Desafios da publicidade e das relações públicas;
3. Mobile marketing e a publicidade;
4. Social media e plataformas digitais: como inclui-las na estratégia de comunicação de marketing;
5. Como a comunicação de marketing digital pode ajudar a relançar um negócio existente e a criar novos negócios.
Caso prático: construção da "pégada digital"

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem. No seu todo, os pontos do conteúdo programático correspondem aos objetivos referidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, exercícios práticos, estudo de casos, trabalho de pesquisa, trabalhos aplicados em grupo e respectiva apresentação e discussão. A avaliação será realizada através de teste escrito (50%) e trabalhos práticos (50%). Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 7,5 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kotler, F., Kartajaya H., Setiawan I. (2017). Marketing 4.0. New Jersey: John Wiley &  Sons, Inc.;
Heinze, A., Fletcher, G., Rashid, T. & Cruz, A. (2017). Digital and Social Media  Marketing. Abingdon, UK: Routledtge;
Marques, V. (2014). MKT Digital 360, Actual Editora.